quarta-feira, 21 de março de 2018

JÁ NÃO ESTOU AQUI A FAZER NADA


Mas é melhor não dar razão aos crentes para que nos chamem pateta. O corpo é um todo que funciona como uma máquina e que, por isso, tem que ter a sua fonte de energia. A fonte parou, a energia esgotou-se e o sistema deixou de funcionar. Isso não tem nada a ver com alma. A alma é a parte de toda essa máquina. Morreu o corpo e a alma disse para consigo: Bem. Já não estou aqui a fazer nada. E saiu.
A alma não faz mover as pernas nem os braços mas decide que se mexam. É a alma que nos define como seres pensantes, que determina os nossos sentimentos, que impõe os nossos comportamentos, as nossas decisões, as nossas opiniões, nós somos ela. O nosso corpo é matéria. Não é o corpo que pensa, que decide, que tem sentimentos. É ela, a nossa alma. Quando a máquina do corpo deixa de funcionar, por razões meramente técnicas, a alma sai do corpo porque já não tem condições para actuar.
Quanto ao possuidor dessa alma, segundo o nosso código de sentimentos, se for boa pessoa diz-se que é uma “boa alma”, se for má pessoa diz-se que é um “desalmado”.

Rómulo de Carvalho em Memórias

Sem comentários: