terça-feira, 9 de agosto de 2011

JANELA DO DIA


1.
Segundo o “Correio da Manhã”  o Estado tem que pagar mais de 318 pensões milionárias a funcionários públicos desde o início do ano, Para Setembro totalizam-se 1500 pedidos de reforma, 35 dos quais acima dos 4 mil euros mensais, de acordo com dados publicados pela Caixa Geral de Aposentações.

As pensões com valores mais elevados têm estado destinadas aos funcionários públicos dos sectores da Justiça, do ensino Superior e da Saúde.

2.

A notícia é avançada pelo “I”.

O Fundo Monetário Internacional tinha avisado que o programa de ajustamento económico de Portugal tem "riscos importantes". Três meses depois da assinatura do acordo com a troika, a cada vez maior probabilidade de uma recessão das economias avançadas são mais um dos riscos que começam a materializar--se, ameaçando o cumprimento das metas inscritas no Memorando de Entendimento.

Os 78 mil milhões de euros disponibilizados pela troika chegam apenas para tirar o país dos mercados de dívida de médio e longo prazo até meados de 2013 - depois disso ou as condições melhoram, ou o país precisará de um segundo resgate.

3.

Pedro Tadeu, hoje, no “Diário de Notícias”

“Vem aí a recessão mundial espoletada nos Estados Unidos e na Europa. As notícias dão como inevitável, o que será uma tragédia para milhões de pessoas. Vai ser muito difícil conseguir levantar a cabeça. Um dos motivos é que perdemos o respeito pelo que realmente cria riqueza no mundo, o trabalho. Desvalorizámos, deixámos de lhe dar importância, cotámos este valor muito abaixo do mais pobre juro da mais irrisória acção. Vou dar um exemplo, que se passa quotidianamente na indústria que conheço melhor: a comunicação social.”

Sem comentários: