quinta-feira, 11 de agosto de 2011

JANELA DO DIA


1.

Se, para compensar a redução da Taxa Social Única, o IVA subir de 13 para 23 por cento, a restauração vai despedir 120 mil trabalhadores e encerrar metade dos seus estabelecimentos.

Os números são avançados pela Associação que representa o sector.

“Neste momento, com os 13 por cento do IVA actual, estamos a preparar-nos para despedir 32 mil trabalhadores até ao final de 2013. Só isto, já implica uma série de catástrofes.  acrescentou, defendendo que Portugal devia fazer como a Irlanda baixar a taxa intermédia do IVA para a taxa reduzida.Mas o que é ainda mais grave, face a uma subida do IVA, é que se está a promover a evasão e fraude fiscal, e a economia paralela”, disse José Manuel Esteves, responsável da AHRESP.

2.

Segundo um estudo do governo, os bancos serão os mais beneficiados com a descida da Taxa Social Única.

3.

O Governo italiano planeia aumentar os impostos sobre os ganhos financeiros até vinte por cento, disse hoje o ministro da Economia e Finanças, Giulio Tremonti.

4.

Baptista-Bastos no “Diário de Notícias”:

  “Disse o Marcelo Rebelo de Sousa: "Não percebo porque é que o trabalho paga, e o capital não." Claro que o Marcelo percebe muito bem o porquê do facto. Mas o Marcelo gosta muito de dizer coisas e de dissimular os factos. Não é com a aplicação de reajustamentos incidentais que o mundo se recompõe e Portugal melhora. O Marcelo, inteligente e perverso, nada tolo e muito ligeiro, é daqueles comentadores do óbvio que não arriscam nenhuma opinião contrária às opiniões dominantes. Irrita um pouco, à direita e à esquerda, mas trata-se de brotoeja passageira.”

5.

Pedro Passos Coelho convidou Pedro Santana Lopes  para o cargo de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e que, dizem, não será um cargo remunerado. 

Sem comentários: