segunda-feira, 22 de agosto de 2011

UM BOM PRIMEIRO-MINISTRO


O nosso último passear pelo Verão Quente de 1975 deixou-nos perante os acontecimentos que rodearam a divulgação do “Documento dos Nove”.

Dado o carácter transitório do V Governo, o “Grupo dos Nove” apresenta a Costa Gomes o “Plano Político do MFA”, elaborado por Melo Antunes.

Otelo Saraiva de Carvalho dá o seu acordo. Começam, então, as diligências para constituição do VI Governo Provisório, tarefa que, por sugestão de Melo Antunes, é entregue a Carlos Fabião.

Numa entrevista publicada no jornal espanhol “ABC”, Mário Soares afirmou que Melo Antunes daria um bom primeiro-ministro.

Nesta entrevista, Mário Soares nega que o Partido Socialista esteja a aplicar as tácticas e a estratégia da social-democracia europeia e sobre o Partido Comunista, diz: “o que nos divide em Portugal não é Marx, mas Lenine e sobretudo Estaline.”

O general Spínola, numa entrevista à BBC  afirma  que: “o povo português é anti-comunista. As Forças Armadas são o povo em armas. Logo, as Forças Armadas são, também elas, anti-comunistas”

A 13 de Agosto os militares do COPCON tornam público um documento de resposta ao documento do  “Grupo dos Nove”: “Autocrítica Revolucionária do COPCON e Proposta de Trabalho para um Programa Político.”

Com a CIA a trabalhar activamente em Lisboa, o secretário de estado norte-americano Henry Kissinger, afirmou no Alabama que avisara formalmente a União Soviética de que não permitirá a sua ingerência nos assuntos de Portugal.

Eduardo Prado Coelho num artigo em “O Jornal” de 15 de Agosto de 1975:

“Creio que era Cohn-Bendit que dizia que as barricadas não servem para mais nada a não ser para uma coisa saber quem está de um lado e quem está do outro.

As últimas barricadas confundiram tudo: os que deveriam estar num lado estavam nos dois.

Traumatismos destes implicam grandes remédios para se apagarem.
A cura é lenta.

Convém começar a reconhecer que a multiplicação de comunicados, as tomadas de posição de direcções e o alarido dos meios de comunicação nem sempre correspondem a efectivas movimentações de massas”

Legenda: título de "A Capital" de 11 de Agosto de 1975.

Sem comentários: