segunda-feira, 15 de agosto de 2011

JANELA DO DIA


1.

Rentrée política do PSD no Pontal.

Chamada de título para 1ª página:

"O que estamos a fazer vai ficar na nossa história"

Disse o primeiro-ministro:

"Nós estamos a passar pela maior prova que um país em democracia tem memória de ter realizado, cortando quase 10 por cento da sua despesa corrente em apenas um ano. O corte de despesa que foi solicitado a todos os ministros, a toda a administração do Estado, não tem paralelo nos últimos 50 anos. Ou se fazia de conta que nada passava ou se olhava o problema de frente, se informava os portugueses e se tomavam medidas" para combatê-las.
O que estamos a fazer vai ficar na nossa história, na história da Europa e na da democracia. O trabalho realizado em menos de dois meses restaurou a credibilidade de Portugal e permitiu que a avaliação da 'troika' fosse positiva.”

2.

Pelo menos sete dos 12 ministros - incluindo o primeiro - sacrificaram salários superiores para integrarem o Governo. De acordo com as últimas declarações de rendimentos entregues no Tribunal Constitucional, a entrada no Executivo significou perdas de centenas de milhares de euros anuais para vários governantes.

Esta Janela não é propriamente para comentários, antes um registar de acontecimentos, opiniões.

Mas há situações, em que o pé salta, e assim direi que esta rapaziada vai ganhar menos para o governo, mas é apenas temporariamente. Os governos têm-se revelado o sítio ideal para fazer a cama para dias futuros.

Sem ser exaustivo, olhem para Jorge Coelho, Mira Amaral, Dias Loureiro, Pina Moura.

Sem comentários: