segunda-feira, 18 de julho de 2011

JANELA DO DIA



1.

Nelson Mandela.

Noventa e três anos de vida, vinte e sete dos quais passados na prisão por liderar a luta do seu povo contra o “apartheid”.

“Não sou um santo, a não ser que pensem que um santo é um pecador que ainda não desistir de transformar o mundo num ligar melhor. Está nas tuas mãos a diferença.”

2.

Da crónica de Ferreira Fernandes  no “Diário de Notícias” de hoje:

“Cavaco Silva vai a Caminha, assiste à assinatura para a construção do Museu Sidónio Pais e fala aos jornalistas: "Eu gostaria que o euro fosse mais fraco." Não devia dizê-lo. Mas o Presidente até não foi professor de Economia? Precisamente por isso. Mais depressa se lhe perdoava que falasse de rimas na poesia ou do gaze a usar em cirurgias nos campos de refugiados.”

2


No dia em que o primeiro-ministro confirmou, de viva voz, que é preciso proceder a um ajustamento de cerca de dois mil milhões de euros nas contas públicas, o “Correio da Manhã” colocava na 1ª página que os médicos têm ordens para receitar menos medicamentos, e ficava-se a saber que, na PSP, 150 chefes gozam do benefício de terem acesso a carro com motorista da corporação.

O Primeiro-Ministro disse ainda que o anúncio das medidas de contenção, ou cortes da despesa do Estado, ainda vai ter de esperar até final de Agosto.

3.
De um artigo de António Marinho Pinto no “Jornal de Notícias”:

“Os resultados das últimas eleições para a Assembleia da República podem ser contabilizados não apenas pelo número de deputados eleitos mas também pelos milhões de euros que os partidos irão receber até às próximas eleições legislativas. O partido vencedor continua a ser o PSD, que irá receber do estado quase 38 milhões de euros, logo seguido do PS (mais de 28 milhões), do CDS/PP (quase 13 milhões), do PCP e os Verdes (mais de 10 milhões) e o BE (mais de 6 milhões). Além dos partidos parlamentares, o PCTP/MRPP irá auferir mais de 777 mil euros e o Partido dos Animais e da Natureza mais de 730 mil euros.
Cada partido concorrente às eleições para a AR e que obtenha representação parlamentar ou consiga mais de 50 mil votos tem direito a uma subvenção anual correspondente a 3,1053 euros por cada voto obtido.”

Sem comentários: