terça-feira, 26 de julho de 2011

JANELA DO DIA


1.

Esta é a capa do “I” de hoje:

Na edição on-line pode ler-se:

“São muitas as linhas por onde se cose a nova administração da CGD, ou como o banco público serve de laboratório da coligação.”

Adianta o “I”:

Certo é que a comissão executiva será presidida por José Agostinho de Matos, por indicação do ministro das Finanças, e Nogueira Leite será o seu vice, por escolha do primeiro-ministro. O facto de Nogueira Leite ter trabalhado durante alguns anos no grupo Mello e de a saúde ser uma das áreas a alienar pelo banco público causou também algum desconforto no sector.
Outra entrada inesperada na CGD foi a de Nuno Fernandes Thomaz, para administrador-executivo, defendida por Paulo Portas, que assim garante a representação do CDS/PP nos órgãos do banco estatal. Recorde-se que Nuno Fernandes Thomaz, que foi secretário de Estado dos Assuntos do Mar no governo de Santana Lopes, chegou a defender, durante a campanha de 2005, um Museu da Bíblia no Norte e a construção de um parque temático como a Eurodisney no Sul de Portugal. Ontem, vendeu a sua posição na ASK e pediu a demissão dos cargos que desempenhava".

2.

A CP vai aumentar em mais de 25 por cento o preço do passe mais simples (zona 1) para os comboios da Linha de Sintra e em mais de 15 por cento o dos bilhetes para a mesma zona.

Nos comboios urbanos do Porto, o passe normal para a zona simples aumenta 19,92 por cento, de 23,85 euros para 18,60 euros, enquanto o passe estudante sobe de 17,90 para 21,45 euros (mais 19,92 por cento).

O Governo tinha fixado na semana passada em 15 por cento o aumento médio nos preços praticados para os títulos de transportes rodoviários urbanos de Lisboa e do Porto, para os transportes ferroviários até 50 quilómetros e para os transportes fluviais.

3.

As redes de metro de Lisboa e Porto anunciaram hoje a actualização dos tarifários que entrará em vigor a partir da próxima semana. O preço de um bilhete simples para circular na capital vai aumentar em 17 por cento, para 1,05 euros. A actualização na rede do Porto é inferior, de dez por cento, mas faz subir o bilhete normal para 1,10 euros.

4.

Portugal está a mudar.

Sem comentários: