sábado, 16 de julho de 2011

JANELA DO DIA




1.

Segundo um inquérito apresentado no decorrer de uma Conferência Internacional sobre Obesidade Infantil, 96% das crianças bebem refrigerante pelo menos quatro vezes numa semana e 94% comem batata frita de pacote, pipocas ou aperitivos salgados com a mesma periodicidade.

Pizas, hambúrgueres ou salsichas são consumidos por 93% quatro vezes em cada sete dias, o mesmo acontecendo com rebuçados, gomas ou chocolates por 88% das crianças.


2.

Suzana Toscano aqui:

“Segundo o Ministro das Finanças, três milhões de famílias (65%) não serão "afectadas" pelo imposto extraordinário, 80% dos pensionistas não serão afectados pelo imposto extraordinário, 10% dos trabalhadores dependentes irão pagar 60% da receita prevista de 1025 milhões de euros do extraordinário imposto.

Não é um retrato de justiça fiscal, nem social, devia aliás ser abolida a palavra “justiça” quando se fala em sobretaxas, impostos extraordinários ou as mil e uma formas de ir cortando os proventos de quem (ainda) trabalha, esforçando-se por não se afundar em dívidas.

É o retrato de um país cada vez mais pobre, serão cada vez menos os que “podem” pagar, e cada vez mais os que dependem de salários mínimos, de pensões mínimas, de subsídios que escasseiam, de solidariedades que não chegam para todos.
Um duro retrato social. Ao que chegámos.”

3.

“Não te leves demasiado a sério, mas leva a sério o mundo.

Pego no jornal, leio a notícia: “Os pássaros cantam mais alto na cidade por causa do barulho”, e esta notícia é tão bela que parece ter sido resultado da observação de um poeta.”

Gonçalo M. Tavares na “Visão”

Sem comentários: