quinta-feira, 21 de julho de 2011

JANELA DO DIA


1.

O Ministério da Economia confirmou hoje que os preços dos transportes públicos vão aumentar, quinze por cento, a partir de 1 de Agosto.

2.

De acordo com os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional , o número de desempregados ao longo do mês (ou seja, dos novos pedidos de inscrição que deram entrada nos centros de emprego durante o mês de Junho) aumentou 4,7 por cento em termos homólogos. Em Maio, já tinha subido também 5 por cento.

3.

Diversas são as origens e os motivos do estado a que o país chegou.
Segundo o “Público” de hoje cerca de um terço dos deputados da anterior legislatura – 70 dos 230 – tinham também assento em empresas do Estado, muitas vezes com interesses cruzados com os assuntos que defendiam no Parlamento e que quase metade dos deputados eram administradores de empresas privadas de obras públicas.

Já nesta legislatura, de acordo com um levantamento feito pelo “Jornal de Notícias”, são 45, os advogados e, 25,  os juristas que acumulam com a função de deputados.

Vitor Dias lembra que, em devido tempo, o Partido Comunista apresentou um projecto-lei tendente a evitar todo o tipo de promiscuidades, mas foi maioritariamente rejeitado.

Sem comentários: