terça-feira, 10 de janeiro de 2012

JANELA DO DIA


1.

Uma investigação coordenada pela Faculdade de Medicina de Lisboa, e financiada pela Direcção-Geral de Saúde, determina o fim das excepções no combate ao consumo de tabaco.

O estudo sobre o impacte da lei do tabaco no sector da restauração e similares aponta para necessidade de tornar a legislação ainda mais restritiva, acabando de vez com o fumo naquele tipo de estabelecimentos. E traz uma novidade - a indicação de que a proibição deve estender-se às áreas circundantes de bares, restaurantes, cafés e discotecas.

Basta estar uma pessoa a fumar do lado de fora, junto à porta de um bar, para aumentar o nível de exposição ao fumo de quem está no interior, explicou a coordenadora da equipa de investigação.

Não há pachorra!

2.

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, garantiu hoje que não haverá medidas adicionais de austeridade para compensar o desvio previsto no défice do ano em curso.

3.

O Governo Regional da Madeira optou, em Dezembro, e perante fortes dificuldade de financiamento, por pagar cerca de 86 milhões de euros de dívidas de empresas regionais. As disponibilidades de tesouraria da região no fim do ano foram aplicadas maioritariamente em empresas participadas pelo Governo Regional, deixando por pagar as dívidas às farmácias.

4.

Portugal voltou, no final de 2011, a ser o segundo país com maior risco de entrar em bancarrota, tendo em conta o valor exigido pelos investidores para segurar as suas obrigações.

5.
Segundo o Correio da Manhã, o ex-ministro das finanças Eduardo Catroga vai acumular, na EDP, salário de 45 mil euros com pensão de 9.600. euros.

6.

Autarcas do PSD e do CDS foram designados para a administração da Águas de Portugal.

Sem comentários: