domingo, 15 de janeiro de 2012

JANELA DO DIA



Por norma os fins-de-semana são dias parcos em notícias, os políticos os fala-barato, vão arejar e, apenas ficam as outras notícias, normalmente mortes outras tragédias, por vezes, um acontecimento feliz.
É um tempo propício para colocar à janela o que, nos últimos dias fui lendo pela concorrência.

1.

Não conheço nenhuma receita para fazer um leitor, embora suspeite de que há coisas que ajudam muito. Se, por exemplo, houver livros em casa – e os pais forem, eles próprios, leitores –, se as crianças tiverem quem lhes leia histórias desde pequeninas, interiorizarão a leitura como uma actividade natural e não resistirão a tentar. Mas creio ser necessária uma espécie de clique desencadeado por um livro particular (que nunca se sabe qual é) para existir paixão – e é essa paixão que determinará o hábito, a repetição do gesto e a capacidade de se enfrentar o fiasco que se pode tornar a leitura de um título e, ainda assim, não desistir de procurar outro. De todo o modo, fico muitas vezes a pensar se não haverá qualquer coisa de inato no gosto pela leitura, qualquer coisa não transmissível pelo outro nem passível de ser aprendido.

Maria do Rosário Pedreira no Horas Extraordinárias

2-.

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) condenou o BPN a devolver 3,584 milhões de euros com juros desde Abril de 2006, ao Instituto Missionário da Consolata, com sede em Fátima.
...
Agora é o Estado português que terá de ressarcir aquela instituição religiosa, já que é responsável por todas as obrigações do BPN entretanto nacionalizado.
...
O gestor do BPN foi condenado, em 2008, por burla e falsificação a quatro anos e meio de cadeia com pena suspensa.

André Bonirre, no A Natureza do Mal

3.

Este blog relembra que uma sala de cinema não é uma sala de estar.

Lido no Noite Americana

Sem comentários: