terça-feira, 17 de janeiro de 2012

JANELA DO DIA



1.

A Grécia é insolvente e provavelmente não vai conseguir honrar o seu compromisso de pagar os 14,4 mil milhões de euros da linha de Obrigações do Tesouro que expira em Março, afirmou o director-geral da Fitch, Edward Parker.

2.

A taxa de desemprego em Portugal subiu novamente em Novembro e bateu máximos históricos de acordo com os cálculos OCDE, atingindo 13,2 por cento, a quarta pior entre estes países.

3.

Sem a presença da CGTP, e após 17 horas de reunião, o governo e os parceiros sociais assinaram um acordo tripartido para a competitividade, crescimento e emprego
.
O Governo deixou cair a proposta de aumentar em mais meia o horário de trabalho diário.

Acordado ficou também o corte de três dias de férias, ficando os trabalhadores com 22 dias por ano, em vez dos actuais 25.

O professor universitário Luís Bento é de opinião que o governo e os parceiros sociais
Podem mudar todos os anos as leis laborais mas não é dessa forma que se aumenta a competitividade, e que os trabalhadores não têm nada a lucrar com o acordo agora assinado

4.

Segundo o economista Daniel Beça Portugal deve procurar manter a sua mão-de-obra o mais barata possível, de forma a manter-se competitivo no seio da zona euro.

Sem comentários: