sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

JANELA DO DIA


1.

A taxa de desemprego em Portugal subiu para 13,2% em Novembro, e permanece a quarta maior da União Europeia do total dos países dos quais o Eurostat disponibiliza números.
 De acordo com os dados, a taxa em Portugal avançou de 13% em Outubro para 13,2% em Novembro.
Os valores mais baixos foram registados na Áustria (4%), Luxemburgo e Holanda (ambos com 4,9%), ao passo que no extremo oposto encontram-se Espanha (22,9%), Grécia (18,8%) e Lituânia (15,3%).

2.

O ex-ministro das Finanças, Eduardo Catroga, vai presidir, a partir de Fevereiro, ao Conselho Geral e de Supervisão da EDP.

A ex-ministra da Justiça Celeste Cardona será um dos nomes indicados para o futuro conselho geral de supervisão da EDP.

Passam as agruras por serem ministros mas , mais tarde ou mais cedo, oferecem-lhes o reino dos céus.

Abençoados negócios da China!

3.

Um grupo de três homens armados com pistolas roubaram hoje uma carrinha de tabaco no valor de mais de 40 mil euros, em Barrô, concelho de Águeda, disse fonte policial à Agência Lusa.

O tabaco pode matar e o Ministério da Saúde vai rever a legislação e aproximá-la de países mais avançados. Combate ao fumo passivo é uma prioridade

O Governo vai fazer o que o Parlamento ainda não fez apesar de estar habilitado para tal: apertar mais a Lei do Tabaco para reduzir as excepções que ainda permitem o fumo em locais públicos como restaurantes, bares discotecas.

Dizia o meu avô, republicano histórico, benfiquista e anti-clerical, que proibir não é didáctico, proibir não é avançar.

4.

A diretora do FMI, Christine Lagarde, disse  não acreditar que o euro acabe como moeda única em 2012 e afirmou-se confiante na manutenção da Grécia na zona euro.
O crescimento mundial será revisto em baixa em 2012.

Sem comentários: