Melhor que a Primavera é estar à espera que ela chegue.
Depois do longo inverno a natureza a espreguiçar-se para os dias que aí vêm. A vida que renasce. Lembro o meu avô que, todos os anos desmesuradamente, aguardava a chegada da Primavera. Odiava Janeiro e Fevereiro e os primeiros salpicos de sol primaveril traziam-lhe um brilhozinho aos olhos. Mas, pelos começos de um longínquo Fevereiro, não conseguiu resistir e, serenamente, partiu.
O dia do equinócio é igual à sua noite. Na horta semeiam-se coentros e morangos. Memórias. cheiros. No miradouro do Monte Agudo, quando miúdo, ficávamos a ver a chegada dos primeiros gafanhotos, gafanhoto que em francês é uma palavra bonita: grasshopper. Passar o tempo nisto. Suavemente. Dias primaveris, águas de Março anunciando o Verão. O cheiro da terra.
Há gostos assim. Há quem diga que são os melhores…
Primavera. Sagração. A festa. Os parágrafos de Raul de Carvalho:
“Dizer que Primavera é simples e palpável como um coração. Um coração que fala. Um coração que canta.
Dizer que estamos na Primavera…
Dizer que eu amo gente de quem não sei o nome, nem é preciso; que amo estas ruas estreitas, cariciosamente recolhidas ao sol, um sol camarada; que amo este rio com barcos verdadeiramente azuis, tão azuis como o mar, tão azuis que se confundem; dizer que amo esta palavra anónima que corre de boca em boca dizendo que é Primavera.
E todos os anos haverá semelhante milagre. A ele assisto."
Já agora, fiquem a saber que no próximo dia 19, véspera de equinócio, poderão observar a maior Lua Cheia das últimas duas décadas.
Mais pormenores aqui
3 comentários:
Ontem de manhã no autocarro da
Serafina uma conversa de um banco para outro. Ontem já apareceram
as andorinhas na minha casa.
Costumo apanhar carochas e outros
insectos para lhes dar.
Pura poesia, pensei eu!
M.Júlia
Donde vem a Primavera que todos a esperam febrilmente?
Emocionei-me...
Nota - "Grasshopper"(Mercury, 1982) também é um inspirado LP de J.J.Cale.
Enviar um comentário