sábado, 21 de dezembro de 2019

CANÇÕES DE NATAL


A fatia grossa da vida profissional cumpriu-a trabalhando numa companhia de navegação ali, privilégio dos privilégios, em pleno Cais do Sodré.

Pelo Natal, havia a azáfama de adquirir as prendas para oferecer aos clientes, um mundo exótico repleto de surpresas e surpresazinhas, um manancial de grandes histórias… também algumas chatices…

As empresas que prestavam serviços também obsequiavam directores e trabalhadores com lembranças natalícias.

As que lhe foram concedidas, eram garrafas de vinho reserva, ele que sempre apreciou colheitas do ano, também garrafas de whisky, que nunca constituíram gosto seu, e jamais uma garrafa de gin, que sim, calhava bem, estava mais de acordo com o perfil que formou e guarda ainda hoje.

Por um Natal, a capitalíssima MAERSK, companhia de navegação, também companhia de aluguer de contentores, ofereceu um CD com canções de Natal, nenhuma que estivesse em falta nas centenas e centenas de canções e músicas de Natal que há longos e longos anos esvoaçam pela casa.


O Natal será sempre o encanto e a ternura da impossibilidade. O sem sentido de alguns presentes, como naquele conto de O’ Henry: ela vendeu o lindo e comprido cabelo para lhe comprar uma corrente, de que ele tanto gostava; ele empenhara o relógio para lhe comprar as travessas, de que ela tanto gostava, para por no cabelo.

Se falou em histórias, lembra uma:

O Matos, angariador de carga em contentores de e para Roterdão, porto de trânsito para o resto do mundo, tinha como um dos clientes uma empresa em que Raquel era a responsável de import/export.

Boas conversas, não só sobre transportes mas outras e variadas.

Naquele Natal o Matos disse ao chefe que queria ser ele a levar a prenda de Natal à Raquel. A excelência está muitas vezes bem escondida entre o resto, requer um olhar que não se deixe distrair, ou que não o queira fazer. Marcaram jantarada e não passou muito tempo que não marcassem casório.

A vida não é bem como nos filmes americanos e a Raquel e o Matos, nem sequer chegaram ao contexto do seven-year itch.

O Natal, as prendas, constroem novelos que se não se desenrolam facilmente.

Sem comentários: