domingo, 29 de dezembro de 2019

OLHAR AS CAPAS


Ingmar Bergman: O Caminho Contra o Vento

Cristina Carvalho
Capa: Carlos César Vasconcelos
Relógio d’Água Editores, Lisboa, Outubro de 2019

Apresento-me:
Sou um fóssil antiquíssimo agarrado às paredes da Terra. Naufragado no miolo do mar. Só percebi a minha condição quando cheguei a esta praia, quando deixei de me preocupar com a vida que tenho e tive desde o dia do meu nascimento; só deixei de me preocupar com a vida e com a morte quando estes pés calcaram pela primeira vez o areão grosso e os meus olhos viram, se abriram e viram, e perceberam o peso das nuvens junto à sua água primitiva. Complicado.
Siu um fóssil antiquíssimo agarrado para sempre à rocha, destas que existem por aqui. Qualquer pessoa as pode ver e apreciara. Têm formas esquisitas a despontar das águas quase paradas desta praia onde a solidão é a perder de vista.
É isso que sou. Um fóssil de líquen.
E um fóssil, à primeira vista, não tem muito que se lhe diga.

Sem comentários: