quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

OS CLÁSSICOS DO MEU PAI


Já por aqui escrevi que na casa do meu havia uma série de discos pertencentes a um colecção da Philips, que dava pelo nome de «Popular Favourites», uma selecção de cantores e orquestras norte-americanos.

Lamentavelmente – estranhos caminhos!... – nenhum desses discos chegou aos dias de hoje.

A metade adormecida do meu cérebro consegue lembrar-se que num desses discos aparecia a canção I Wonder As I Wonder interpretada pela Jo Stafford. Mais tarde vim a saber que a canção surge em diversas colecções de Canções de Natal. Uma passagem fugaz pelo You Tube mostrou um álbum de Natal da Jo Stafford  e a canção surge também num álbum de Natal dos Peter Paul and Mary, um conjunto muito cá de casa.

Por um longínquo Natal, o meu pai apareceu em casa com EP da Polydor com canções de Natal.

Não havia televisão.

Depois do jantar, o pai reuniu a família, e colocou o disco no prato do gira-discos.

Canções de Natal em alemão.

Aliás, o meu pai tinha a ideia que o Natal é essencialmente nórdico.

Perguntei-lhe um dia porquê, disse que não sabia bem, lera num qualquer livro, mas, acima de tudo, sentia-o assim.

Um silêncio de claustro, o avô com uma lágrima ao canto do olho, o encanto espelhado nos rostos, uma família na serena paz de uma noite silenciosa.

O bichinho das canções de Natal começou nessa noite.

A pancada levou a que hoje existam nas estantes da casa cerca de 200 discos de Natal, a grande maioria, infelizmente, são CDs, no fundo, o que é capaz de fazer da minha pessoa um modestíssimo membro Clube dos Maluquinhos das Músicas e Canções de Natal.

Não tenho qualquer disco de Natal da Jo Stafford que apenas aparece em algumas colectâneas,  pelo que a capa que encima o texto foi sacada da internet.

A canção I Wonder As I Wonder fica aqui na interpretação da Jo Stafford e dos Peter Paul and Mary.



Sem comentários: