terça-feira, 3 de dezembro de 2019

OLHAR AS CAPAS


Obras Completas
3º Volume
O Judeu, O Inferno, A Traição do Padre Martinho

Bernardo Santareno
Organização, Posfácio e Notas: Luís Francisco Rebello
Capa: Delgado Godinho
Editorial Caminho. Lisboa, Setembro de 1986

Engenheiro (indignado): Ajuda, ajuda, disso tenho eu a certeza! E tu ainda o vens dizer em público, meu malandro?! (Para os espectadores) Um Padre! Um ministro de Deus!... Vão assim os tempos de hoje. Prezo-me de ser um bom católico. Toda a gente, nesta região, me conhece e sabe a firmeza das minhas ideias. Creio humildemente que sou bem informado e que pratico a caridade cristã como me ensinaram os meus maiores: portanto, tenho alguma autoridade para falar. Sempre me dei bem com os párocos do Cortiçal: nem doutro modo seria de esperar. Respeito e venero o senhor Bispo da Diocese, que faz o favor de ser meu amigo. Pois bem: a este, ao Padre Martinho, por mais que me esforce – e Deus sabe como esgotei as tentativas! -, não sou capaz de o compreender. Deixei-o entrar na minha fábrica, confiante, lealmente. Como se fosse sua casa. Aliás como poderia eu impedir um sacerdote católico de exercer, em plena liberdade, o seu apostolado junto de trabalhadores meus?! (Para o Padre Martinho) Estou a mentir? (Para os operários) É ou não, verdade? (OPadre Martinho baixa os olhos, disfarçando um sorriso de ironia e desprezo. Os operários contêm uma máquina de troça, em alguns hostil. Novamente para o público) Pois querem saber a paga que recebi da minha boa fé e do meu zelo cristão? Pelo menos duas amotinações, duas greves ridículas, são obra do nosso Padre Martinho: que, se não fosse ele, mais as razões que lhes dava, mais os «améns» com que apoiou as suas pretensões absurdas, nunca aquilo teria acontecido! Estão os senhores a ver, hã? Claro, acabei por ser obrigado a proibir-lhe a entrada na fábrica. Ai, tristes e conturbados tempos estes em que um bom católico se vê coagido a defender-se dum sacerdote do seu próprio credo, como se inimigo aturado e e manhoso se tratasse.

Sem comentários: