sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

ESTÃO A DAR CABO DE TUDO, É O QUE É!!!


Sempre que me apanho no meio deste tempo de Natal, não esqueço o Imenso Adeus e lá estou a beber dois gins, um por ti, outro por mim, mais alguns para o caminho.

Mas Mário, o Natal está cada vez menos Natal, antes um amontoado de confusões, de gasto exagerado de dinheiro, que a grande maioria mão tem mas teima em gastar, tu que tanto te fartaste de dizer que gostavas do natal e a tal
Dietlinde, quando pediu o divórcio, acabou por ficar com os teus discos de Natal, muitas outras coisas, algumas irreversíveis. O que deu bem – deu, mesmo? - foi o apaixonares-te loucamente, pela advogada da tua  mulher. Outro grande amor das muitas tuas vidas que acabaram por contribuir para o fim da tua atormentada, mas bem gozada, vida.

Voltei a mandar uma carta ao venerando sacripanta de barbas e casacão vermelho, com posto de correio em Rovaniemi, lá para o Circulo Polar Árctico, plena Lapónia onde, dizem, os dias são azuis, que me colocasse, no cantinho esquerdo da chaminé, uma garrafa de verdadeira água tónica para que pudesse beber o perfeito gin-tonic. Não é pedir a lua, apenas uma garrafinha de tónica aquela que tem quinino e não hidrocloreto de quinino.

Mas nada!, queridíssimo Mário-Henrique Leiria, e o que é certo é que essa tal tónica com quinino, empresta ao gin um sabor único, um sabor de paraíso. De fazer inveja aos deuses.

De resto, há alguns anos o gin entrou na moda mas pelas piores razões. Já quase ninguém frequenta o clássico gin tónico, rodela de limão, gelo e tónica, antes se uma snobice, uma parvoeira sem nome, e metem-lhe flores, pimentas, uma parafernália de especiarias e até já me falaram em que há por aí gelatina de gin e eu fico espantado e arrepiado.

Sem comentários: