quarta-feira, 30 de junho de 2010

LEVANTADO CHÃO


Levantado do Chão

José Saramago

Editorial Caminho Lisboa, Janeiro de 1980

Na noite de 24 de Fevereiro de 1980, na "Casa do Alentejo“, em Lisboa, era lançado "Levantado Chão”.

Presentes mais de 300 pessoas: amigos, simples leitores, políticos, escritores.


Para a contra capa do livro, escreveu José Saramago:

“Um escritor é um homem como os outros: sonha. E o meu sonho foi o de poder dizer deste livro, quando o terminasse: “Isto é o Alentejo.” Dos sonhos, porém, acordamos todos, e agora eis-me não diante do sonho realizado, mas da concreta e possível forma de sonho. POR isso me limitarei a escrever: “Isto é um livro sobre o Alentejo.” Um livro, um simples romance, gente, conflitos, alguns amores, muitos sacrifícios e grandes fomes, as vitórias e os desastres, a aprendizagem da transformação, e mortes. E portanto um livro que quis aproximar-se da vida, e essa seria a sua mais merecida explicação. Leva como título e nome, estas palavras sem nenhuma glória – “Levantado Chão”. Do chão sabemos que se levantam as searas e as árvores, levantam-se os animais que correm os campos ou voam por cima deles, levantam-se os homens e as suas esperanças. Também do chão pode levantar-se um livro, como uma espiga de trigo ou uma flor brava. Ou uma ave. Ou uma bandeira. Enfim, cá estou outra vez a sonhar. Como os homens a quem me dirijo.”

Sem comentários: