terça-feira, 24 de maio de 2022

ERNEST TUBB RECORD SHOP




 

“Now the Opry’s gone and the streets are bare

Ernest Tubb’s Record Shop is dark

(John Hartford)

 

A propósito da “Country Music” e do “Grand Ole Opry”, já vos contei que, algures nos finais dos anos 60, a nossa televisão passou uma série de programas musicais antigos que só muito mais tarde me vim a aperceber que eram alguns dos episódios do “Opry” que foram gravados pela televisão americana e, mais tarde, vendidos para o estrangeiro.

Também vos confessei que esses programas, de tão foleiros que na altura me pareciam ser, não fizeram muito pelo meu gosto pela “Country Music”, bem pelo contrário…

Mas lembro-me perfeitamente que, em quase todos eles, aparecia um tipo muito alto e muito magro, sempre vestido de claro e com um grande chapéu à cowboy na cabeça, que andava sempre aos saltos, sempre em movimento, sempre a dizer graçolas que me pareciam não ter graça nenhuma, assim tipo um João Baião american style.  E, de vez em quando, cantava qualquer coisinha, que raramente me encantava.

Vim a perceber, também muito mais tarde, que se tratava de Ernest Tubb, uma das figuras lendárias do “Grand Ole Opry” e de Nashville.

Ernest Tubb nasceu em Crisp, no Texas, em 1914, e por isso em Nashville lhe puseram a alcunha de “Texas Troubadour”, nome que veio a dar mais, tarde, à sua própria banda de apoio.

Fortemente influenciado por Jimmie Rogers, de quem já aqui vos falei, Tubb iniciou a sua carreira musical em 1936 e andou por diversas rádios e diversos palcos de diferentes cidades do Texas, até que, em 1941, obteve um enorme sucesso com “Walking the Floor Over You”, uma canção precursora do chamado estilo “honky-tonk” que lhe abriria as portas de Nashville e do “Grand Ole Opry”, onde entrou em 1943 para nunca mais de lá sair. Era uma das figuras mais carismáticas da cena da Música Country”, e veio a falecer em 1984, na sequência de um enfizema pulmonar contraído dois anos antes.

Mas vamos ficar por aqui, porque o meu objetivo de hoje não será acompanhar, com detalhe, a carreira de Ernest Tubb, mas apenas falar-vos da sua célebre “record shop” e de outros factos importantes na História da “Country Music”, que com ela estão relacionados.

Ernest Tubb foi visionário e em 1947, alguns anos depois de chegar a Nashville, abriu uma loja de discos que teve a particularidade de ter sido a primeira a nível nacional a dedicar-se, exclusivamente, à ”Country Music”, quando esta estava a levantar voo mas ainda não era o fenómeno de massas que viria a ser uns anos depois.

 


Essa loja situou-se, inicialmente, na 720 Commerce Street, uma rua paralela à Broadway, mas em 1951 foi transferida para o local onde ainda hoje se encontra, no 417 Broadway Street.

 


E se a abertura dessa loja já foi, por si só, muito importante para a “Country Music”, outro acontecimento houve que se tornou tão ou mais importante para a sua História. É que, aproveitando o sucesso do “Grand Ole Opry”, Ernest Tubb imaginou e passou a emitir a partir da sua loja um novo programa musical dedicado à “Country”, com a particularidade de ser emitido também aos sábados à noite, logo após o final da emissão do “Opry”. E ainda com uma outra característica… É que muitos dos artistas que nessa noite atuavam no “Opry”, sobretudo os mais novos e menos conhecidos, atravessavam a rua a correr e iam para a “Record Shop” do Ernest Tubb, onde eram acolhidos com carinho, benevolência e com direito a maior tempo de antena. Se na “Opry” se limitavam a cantar uma ou, no limite, duas músicas, aqui era-lhes concedido bastante mais tempo.

Esse programa chamou-se “Midnite Jamboree” e durou quase até hoje (já vão perceber o porquê do “quase”…), sendo apenas superado pelo “Opry” como o programa de rádio mais antigo dedicado ao seu género musical  nos Estados Unidos. Entre 1947 e 1976 foi emitido diretamente das próprias instalações da ”Record Shop”, mas a partir daí transferiu-se para mais perto das novas instalações do “Grand Ole Opry”, mas sempre com entradas gratuitas. Compreende-se porquê: se os artistas saiam de um a correr para entrarem no outro, eles teriam de se encontrar a uma curta distância um do outro.



Já neste século, o “Jamboree” começou a ter algumas dificuldades financeiras e as emissões foram suspensas durante algum tempo, tendo sido retomadas em Julho de 2021, de novo a partir das instalações da “Record Shop”, como nos bons velhos tempos.  

 


“Midnite Jamboree” tinha uma particularidade: a abertura de cada programa era sempre feita com “Walking the Floor Over You”, talvez o maior sucesso de Ernest Tubb, seguida de uma qualquer canção de Jimmie Rogers, que foi a sua grande fonte de inspiração, como no início vos referi.


Uma outra marca deste programa era, como também já vos disse, as oportunidades que proporcionava aos novos talentos. Parece que Ernest Tubb era conhecido por ser um homem muito generoso, nada invejoso do sucesso dos outros e sempre disponível para ajudar alguém que dele se aproximasse e cujo talento ele reconhecesse. Essa ajuda podia passar por “meter uma cunha” aos responsáveis do “Grand Ole Opry” para os receberem no programa, permitir que atuassem no “Jamboree”, convidá-los para que o acompanhassem nas suas muito frequentes “tournées” pelos Estados Unidos, ou até integrá-los na sua própria banda de apoio, quando surgia uma boa oportunidade. Muitas das futuras grandes vedetas de Nashville lhe ficaram eternamente gratas pelo apoio que Ernest Tubb lhes deu, e daí o imenso carinho que nunca deixaram de lhe devotar. 

Carismático, ou não, nunca consegui mudar radicalmente as minhas primeiras opiniões de adolescente acerca da música de Ernest Tubb.  Ainda hoje o oiço de vez em quando, à espera que qualquer coisa se passe, mas, como diriam os espanhóis, não passa nada… Para falarmos da mesma época e do mesmo estilo, prefiro-lhe, de longe, Roy Acuff.

Mas nem por isso deixei de ir visitar a sua “Record Shop”, um dos derradeiros ícones da velha Nashville.


A vasta sequência de fotografias que aqui vos mostro ilustra bem por que motivo vos disse anteriormente que John Hartford se tinha enganado e que, nos dias de hoje, ela estava tudo menos “dark”. 

Penso que estas fotografias ilustram bem o que é o interior da “Record Shop”, mas dar-vos-ei apenas um esclarecimento no que respeita àquela pequena zona que se vê no fundo da loja, dedicada a Loretta Lynn, que ainda é viva e acabou de fazer 90 anos.

 


Porquê a Loretta Lynn, perguntar-me-ão vocês…

Porque era precisamente naquela zona do fundo da loja que atuavam os convidados do “Midnite Jamboree” e por Loretta Lynn ter sido, talvez, a mais célebre das figuras da “Country” que por lá passou, tendo ficado eternamente grata a Ernest Tubb por essa oportunidade.

 

E talvez que o facto de Loretta e Tubb terem cantado em dueto também tenha contribuído para estreitar, ainda mais, a amizade entre ambos. 

A partir de meados dos anos 60 estiveram em moda em Nashville os duetos mistos, compostos por um cantor e uma cantora em que pelo menos um deles já beneficiava de uma certa notoriedade (quase sempre o homem…). Houve muitos, mas talvez os exemplos mais conhecidos tenham sido Johnny Cash e June Carter, George Jones e Tammy Wynette, ou Porter Wagoner e uma muito jovem Dolly Parton.

 

Por esta altura, Ernest Tubb aceitou ser parceiro de Loretta Lynn e gravaram juntos três álbuns entre 1964 e 1969, o que também iria contribuir, em muito, para a projeção da autora de “Coal Miner’s Daughter”.

 No biopic de 1980 que Michael Apted dedicou a Loretta Lynn, que se chama, precisamente, “Coal Miner’s Daughter” e tem Sissi Spackek no papel de Loretta, Ernest Tubb é uma das poucas celebridades de Nashville que nele aparecem in person, sendo que Roy Acuff e Minnie Pearl também lá estão, mas apenas por breves segundos e como figurantes no palco do “Ryman”.

Este filme tem, aliás, uma outra curiosidade que até se relaciona com o teor deste texto. É que nele vemos Ernest Tubb receber com grande simpatia uma muito jovem Loretta Lynn no “Opry” e depois vemo-la já no inte


rior da “Record Shop” em pleno “Midnite Jamboree” e a fazer a célebre dedicatória de “I Fall to Pieces” a Patsy Cline, então internada no hospital devido a um grave acidente de automóvel, que havia de as tornar amigas e companheiras de trabalho inseparáveis, até Patsy Cline desaparecer num trágico acidente de aviação em Março de 1963.  O recente (2019) e simpático telefilme “Patsy & Loretta”, de Callie Khouri, que por cá tem passado num dos canais cabo, retrata com maior detalhe esta relação. O horroroso “Sweet Dreams” (1985), que Karel Reisz dedicou aos últimos anos da vida de Patsy Cline , com Jessica Lange no papel de Patsy, passa ao lado de tudo isto…

Desculpem-me este longo parêntesis, mas estas coisas da música e do cinema são como as cerejas…    



E a nossa conversa de hoje teria ficado por aqui, não fora eu ter sentido necessidade de ir à net procurar uma informação que não encontrei em nenhum dos livros da biblioteca cá de casa.

 


A informação de que necessitava era muito simples: em que ano se mudou a “Record Shop” da Commerce Street para a Broadway.

Encontrei-a muito facilmente.

Mas, infelizmente, encontrei também outra, bastante mais inesperada e indesejável.

A “Ernest Tubb  Record Shop”, que eu tinha visto tão cheia de luz poucos anos antes, encerrou as suas portas no passado dia 11 de Março e o “Midnite Jamboree” deixou de ser emitido mais ou menos na mesma altura. Estava apenas prevista uma emissão especial no dia 3 de Maio, para comemorar os 75 anos do programa.

 

Parece que conflitos entre os atuais acionistas da loja e entre estes e o proprietário do edifício onde ela estava instalada conduziram a este desenlace.

Mas onde é que eu já vi este filme…?

Infelizmente, no que respeita às chamadas “lojas históricas”, o panorama parece ser idêntico em todo o lado, e sempre com a mesma justificação: o fraco peso da História, por um lado e, por outro, o fortíssimo direito inalienável dos proprietários dos edifícios a fazerem o que lhes der na real gana. Mas a verdade é que nunca esperei que, na América, uma loja com o peso histórico que esta tinha pudesse vir a sofrer este destino. Sei que uma associação que se chama “Saving Country Music” está disposta a lutar com todas as suas forças contra o encerramento da loja e o fim do programa radiofónico, mas duvido que consigam ter algum sucesso…

 


Os YouTubes, as Spotify, as Tidal, as Netflix, os Mubis e tantas outras fizeram com que objetos tais como os CD’s e os DVD’s se tenham deixado de vender…

Aqui na minha cidade, na Seção de Cultura e Lazer do “El Corte Inglês” deixei de encontrar livros, filmes e discos. Encontro aparelhagens e jogos de computador… E programas de viagens. Muitas e diversificadas “viagens de sonho”, às mais paradisíacas praias deste planeta… 

Na FNAC, a zona de DVD’s e de CD’s tem vindo a ser reduzida, quase de dia para dia…   

É triste que, ao fim de 50 anos, a profecia de John Hartford se tenha tornado, finalmente, realidade e que a “Ernest Tubb Record Shop” tenha sido obrigada a apagar as suas luzes e a fechar as suas portas. E, com ela, a “Midnite Jamboree”.

 

A partir de agora, ambas passarão a ser memória, como quase tudo na velha Nashville da “Country Music” me parece ser, nos dias de hoje, apenas memória…

De quem viveu e de quem, como eu, apenas ouviu contar…

Recomendação de leituras:

Duvido, sinceramente, que este tema possa interessar, verdadeiramente, algum dos meus simpáticos leitores, mas, se for esse o caso, recomendo a leitura do artigo “Loretta Lynn at 90, and the Ernest Tubb Record Shop”, que foi publicado no ano passado pelo site “Saving Country Music” e pode ser encontrado na net.


Texto e fotografias de Luís Miguel Mira

Sem comentários: