sexta-feira, 13 de maio de 2022

NÚMERO 13


No livro Imagensde Pensamento de Walter Benjamim, o primeiro capítulo chama-se: Rua de Sentido Único. O autor explica: «Esta rua chama-se Rua Asja Lacis em homenagem àquela que como um engenheiro a abriu no corpo do autor deste livro».

Número 13 é um sub-capítulo da obra. Não sabemos se foi escrito numa sexta-feira. A de hoje é. Pelo que segundo bruxarias várias não se deve sentar a uma mesa com 13 pessoas, não passar por baixo de um escadote, não passar junto a gatos pretos, não partir espelhos, não abrir chapéus-de-chuva em casa, não varrer os pés de uma pessoa, não colocar a mala no chão, não acender velas vermelhas.

 Há mais, mas estas já dão para exemplo do que não deve fazer.

NÚMERO 13

I. Os livros e as prostitutas podem levar-se para a cama.
II. Os livros e as prostitutas entretecem o tempo. Dominam a noite como o dia e o dia como a noite.
III. Olhando os livros e as prostitutas não nos apercebemos de como cada minuto lhes é precioso. Mas quando lidamos com eles mais de perto, começamos por notar como têm pressa. Contam o tempo à medida que nos afundamos neles.
IV. Os livros e as prostitutas sempre tiveram um amor infeliz um pelo outro.
V. Livros e prostitutas: ambos têm aquela espécie de homens que vivem deles e os maltratam. No caso dos livros, os críticos.
VI. Livros e prostitutas em casas públicas – para estudantes.
VII. Livros e prostitutas – raramente aquele que os possui assiste ao seu fim. Costumam desaparecer da nossas vista antes de se apegarem.
VIII. Os livros e as prostitutas contam com o mesmo agrado e a mesma hipocrisia a história de como se tornaram no que são. Na verdade, frequentemente nem eles próprios dão por isso. Anda uma pessoa anos a fio correndo atrás de tudo «por amor», e um belo dia vemos no engate de rua, com um corpus bem nutrido de carnes, aquilo que, «por razões de estudo», sempre pairou acima dele.
IX. Os livros e as prostitutas gostam de mostrar a lombada, de nos voltar as costas quando se expõem.
X. Livros e prostitutas têm muitas crias.
XI. Livros e prostitutas – «velha beata – jovem puta». Quantos livros, daqueles pelos quais a juventude hoje aprende, não foram difamados!
XII. Os livros e prostitutas têm as suas zangas diante de toda a gente.
XIII. Livros e prostitutas – as notas de rodapé estão para aqueles como as notas de banco na meia para estas. 

Sem comentários: