quarta-feira, 4 de maio de 2022

DOS REBOTALHOS E COISAS ASSIM...

Apesar da avalanche de notícias sobre a invasão da Ucrânia levada a cabo por essa Hiena asquerosa que dá pelo nome de Putin, há realidades que vão acontecendo por aqui.

Estaremos a dar-lhes a devida importância?

Eça de Queiroz no 1º volume de Uma Campanha Alegre:

«Nos templos mesmo a religião caiu em descrédito. Ser padre não é uma convicção, é um ofício; o sacerdote crê e ora na proporção da côngrua. E como acredita mais na secretaria dos negócios eclesiásticos do que na revelação divina, trabalha nas eleições. O povo, esse, reza. É a única coisa que faz além de pagar.»

Há uma comissão independente que investiga os abusos na Igreja portuguesa.

Os que foram «molestados» por padres e outros, estarão na disponibilidade de virem a terreiro denunciar os crimes de que foram vítimas?

Estará a Igreja portuguesa empenhada na investigação desses crimes?

1.

Ao 5º dia da invasão da Ucrânia pela Rússia aqui se escreveu:

Não se sabe de fonte segura o que a Europa e a América prometeram à Ucrânia.

Sabe-se apenas do olhar triste, das palavras ditas, raivas ocultas, no fim do primeiro dia de guerra, quando a Europa e a América andavam pelos gabinetes ainda a pensar no que fazer e o presidente da Ucrânia a dizer ao mundo:

«Deixaram-nos sozinhos contra o exército russo.»

2.

Os cinco maiores bancos em Portugal pagaram mais de 25 milhões de euros aos seus administradores

3.

Ainda hoje não se consegue saber (?) muito bem o que deu aos governantes, e restantes gentes, para que se construisse , ali para os lados do Campo Pequeno, um bunker que é sede da Caixa Geral de Depósitos. Ao longo de todos estes anos não se sabe se todas as divisões estiveram  ocupadas.

Agora sabe-se que o governo vai colocar por lá alguns ministérios.- 

O aluguer custará 1 milhão de euros por mês.

4.

 O endividamento das famílias junto à banca atingiu em Fevereiro cerca de 148 mil milhões de euros.

Em média, ao longo de um ano, os portugueses pediram à Banca 14 milhões de euros por dia;

5.

 O valor médio das rendas de habitação em Lisboa e no Porto aumentou 20% em 2021;

6.

Em três décadas a agricultura perdeu quase um milhão de trabalhadores.

A riqueza criada pela agricultura ascendeu a 3500 milhões de euros em 2021, valor que está em queda desde os anos 80, década em que gerava mais do dobro da riqueza atual, sendo o quinto país da União Europeia com menor número de trabalhadores na agricultura.

7.

Gasolineira fintam descida dos preços dos combustíveis.

A ASAE não tem inspectores em número suficiente para colocar um fim a estas «habilidades»

 8.

«Quem me visita pergunta-me muitas vezes se li todos os livros que tenho; a minha resposta habitual é que pelo menos os abri a todos. Na verdade, uma biblioteca, seja qual for o seu tamanho, não precisa de ser lida na sua totalidade para ser útil; todos os leitores beneficiam do equilíbrio entre conhecimento e ignorância, lembrança e esquecimento.
Em 1930, Robert Musil imaginou um bibliotecário de dedicado que trabalhava na Biblioteca Imperial de Viena e conhece todo e cada titulo daquela colecção gigantesca.
"Quer saber como é que me familiarizei com estes livros todos?" Pergunta ele a um visitante atónito. "Nada me o impede de lho revelar: é que nunca li nenhum!" E acrescenta:
"O segredo dos bons bibliotecários é nunca ler senão os títulos e os índices da literatura que lhes é confiada. Quem se interessa pelo conteúdo perde-se como bibliotecário! (...) Nunca será capaz de possuir uma perspectiva do todo."
Ao ouvir estas palavras, diz-nos Musil, o visitante quer fazer uma de duas coisas, ou desatar a chorar ou acender um cigarro, mas sabe que entre as paredes da biblioteca, ambas as opções são proibidas.»

Alberto Manguel em Biblioteca À Noite

Sem comentários: