terça-feira, 6 de setembro de 2011

TOM ATACA!


Uma das vantagens de gostar de Tom Waits é que não o podemos catalogar com facilidade. Há quem o ame, mas há quem o odeie, alarvando que o homem está sempre bêbado, não diz coisa que se entenda. Tom já há muito esclareceu que ele nunca está bêbado, o piano é que sim.

Com simplicidade, David Shoulberg, disse que ouvi-lo é "como caminhar por uma cidade fantasma, onde tudo é rangedor e arrepiado de que nasce uma estranha sensação de paz.”

Leitor atrasado de jornais que já disse que era, não dei pela história, mas o Miguel Alves, em Washington, chamou-me a atenção para um artigo do “Público” assinado por Claudia Carvalho. Vou seguir os passos deste texto e digo-vos, que um destes dias, pelo gosto que tenho pela rapaz, voltarei por um destes dias,  e que o vídeo pode ser visto aqui:
Sete anos depois, Tom Waits volta com treze canções inéditas. O novo álbum do músico só chega às lojas no dia 25 de Outubro mas já está a dar que falar, ou não se tratasse do controverso Tom Waits. Nem para dar a novidade aos fãs, o norte-americano fez questão de passar despercebido. Pelo contrário, lançou um vídeo, carregado de ironia. “Bad as Me” é o novo álbum, mau como ele e igual a si mesmo, Tom Waits está de volta
.
Primeiro um novo single, “Bad as Me”, e depois as novidades sobre o novo álbum, com o mesmo nome. E qual a melhor forma de anunciar isto, se não um vídeo com o próprio Tom Waits? Foi isso mesmo que fez, ao seu bom estilo. Não poderia deixar de ser irreverente, ironizando e criticando a era da Internet e os seus efeitos na música.

Parece que o músico não gostou nem esqueceu o episódio da semana passada com a Amazon. É que Tom Waits, numa nota deixada no seu site, prometeu novidades sobre o material novo para o dia 23 de Agosto mas a Amazon adiantou-se e aproveitou a deixa para marcar o lançamento do single “Bad as me” para esse dia, estragando a surpresa que o músico queria fazer os fãs.

“Eis a forma como eu vejo isto”, diz Waits sentado numa sala, cujo cenário é preenchido com elementos antigos, do telefone ao rádio. “Se fosse o teu aniversário e eu chegasse primeiro e comesse o teu bolo e abrisse os teus presentes e começasse a brincar com os teus brinquedos, ficarias bem com isso?”

Mas vai mais longe: “Ou se a tua mulher estivesse grávida e te quisesse contar que estava grávida e eu te ligasse primeiro e dissesse: Papá...”

No vídeo, a que o cantor apelida de “Private Listening Party” (“Festa de escuta privada”- tradução livre), Waits está a ouvir o seu novo álbum e é interrompido pelo toque do telefone, como se alguém lhe dissesse que não está sozinho naquela sala.

“Bem, temos um problema. Peço desculpa mas tivemos que cortar. Aparentemente já não há essa coisa de privacidade. É uma coisa da internet, dizem que tudo se espalha por todo o lado...”, diz o músico, depois de parar a música, garantindo que agora vai ter que repensar tudo novamente. “Eu darei novidades sobre o que me ocorrer.”

“Jesus. Umas quantas maçãs podres arruinaram tudo para toda a gente. Agora vou resolver isso”, termina Waits, antes de sair de cena.

Legenda: fotografia de Edward Colver

Sem comentários: