sábado, 3 de julho de 2021

OLHAR AS CAPAS


Tratado Completo de Cozinha e de Copa

Carlos Bento da Maia

Publicações Dom Quixote, Lisboa, Novembro de 1995

Os conhecimentos da arte culinária são dos mais necessários a uma dona de casa, quer seja ela própria a fazer a sua cozinha, quer possa dispor de criados.

Só aos opulentos é dado o abdicarem a administração doméstica em mordomos, que os dispensem do trabalho de se ocuparem dela.

Nas classes médias a cozinha preocupa e com forte razão as senhoras, porque raras vezes os serviçais satisfazem completamente, e muitas vezes estão privadas deles.

A educação moderna das meninas não lhes permite tirarem-se facilmente de embaraços e, por isso, um tratado de cozinha claro deve considerar-se um livro indispensável. Não é fácil, não é mesmo possível, descrever todos os processos culinários com bastante desenvolvimento para serem executados sem hesitações pelos inexperientes, e sem que falhem algumas vezes; mas, se o livro for suficientemente explícito, um pouco de prática resolverá as dificuldades e suprirá as lacunas. O trabalho de cozinha é comparável ao de farmácia e mesmo ao de química, e conviria que todas as senhoras tivessem alguns rudimentos desta ciência e de física, para bem compreenderem a razão de certos processos. A graduação do calor, tão fácil com os fogões que trabalham a gás, tem uma importância capital nas operações culinárias; há manjares que convém preparar a fogo brando.

Sem comentários: