quarta-feira, 2 de junho de 2021

RELACIONADOS


Este livro de Agatha Christie fazia parte da biblioteca do meu pai e ao seu comprador custou 20 escudos, o que em moeda nos dias de hoje seriam 10 cêntimos.

Eu digo o seu comprador porque não foi o meu que o comprou no estado de novo.

Numa esquina da Praça Paiva Couceiro, um velhote vendia livros em 2ª mão. Era aí que o meu pai, já reformado, se abastecia de livros da Colecção Vampiro. Ficava perto de casa e ajudava o velhote a ganhar uns tostões, para além de lhe dar uns cigarritos «Ritz».

Não sei a que preço os livros eram vendidos porque o meu pai, a tal gentileza para com o velhote, pagava-os a cinco escudos cada um.

Saía de casa pela manhã, bebia o café no «Chaimite», duas ou três cigarradas, e depois chegava a casa com um saco de plástico cheio de livros da Vampiro.

Sem comentários: