domingo, 15 de dezembro de 2024

O OUTRO LADO DAS ESTANTES


 

Um livro grosso, alto, largamente ilustrado com fotografias, que entrou na Biblioteca da Casa em Maio de 1967, trazido, de Roma, por um amigo do meu pai, editado em francês pela Novosti, sem indicação de data.

Aborda uma das muitas terríveis guerras que o mundo já viveu e que ocorreu de de 1 de Novembro de 1955 até à queda de Saigão em 30 de Abril de 1975, e travada entre o Vietnam do Norte e o governo do Vietnam do Sul. O exército norte-vietnamita era apoiado pela União Soviética, China e outros aliados comunistas, enquanto os sul-vietnamitas eram apoiados pelos Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália e outras nações anticomunistas.

 Desta guerra disse, em Maio de 1967. o norte-americano Cardeal Spellman:

O Século de Fevereiro de 1973 reproduzia um artigo de Peter Goldman, lembrando as palavras do presidente Nixon sobre o fim da guerra no Vietnam.


Cerca de três milhões de vietcongs mortos, incluindo dois milhões de civis.

Cerca de 60mil  militares norte-americanos mortos, grande parte negros e latino-americanos. Foram gastos 220 mil milhões de dólares, 300 mil vietnamitas desaparecidos, 1800 americanos desaparecidos.

Calcula-se que, para matar um vietcong, os Estados Unidos gastaram 675 mil dólares.

Foram transportados 10 milhões de americanos em aviões comerciais.

Foram utilizadas 15,35 milhões de toneladas de bombas.

Ainda hoje morrem vietnamitas, vítimas de minas e bombas não deflagradas. Desconhecem-se quantas minas, bombas e obuzes continuam por explodir.

Sem comentários: