sexta-feira, 5 de março de 2010

UM PADRE NOS ENTERROS...


Numa exposição na Sociedade de Belas Artes, a PIDE levou-me um quadro meu que se chamava "Regresso à Terra". Ainda para aí o tenho e é muito fraquinho. Era uma paisagem, com um grupo de gente em pé e no meio daquela gente havia uma cova, onde estava um morto, as pessoas a olhar para ele. Aquilo surgiu-me porque eu tinha o meu pai muito doente. A PIDE levou-me o quadro e quando o meu marido foi lá buscá-lo perguntou ao censor:
- Mas que mal tem isto?
Responderam-lhe:
-Bem vê. Isto é um enterro, não é? No nosso país há sempre um padre nos enterros. Diga-me lá onde ele está?

Maria Keil

Legenda - Maria Keil. Auto retrato, 1941

1 comentário:

Unknown disse...

A propósito deste tema, na próxima sexta feira vai haver uma sessão de homenagem a José António Ribeiro Santos, que foi assassinado pela PIDE em Económicas, a 12 de Outubro de 1972. Eu fui ao enterro, e também não me lembro de ter visto padre nenhum, mas sim muitos polícias de choque que eu próprio ouvi a receberem ordens para disparar sobre os estudantes