segunda-feira, 29 de março de 2010

OLHAR AS CAPAS


Páscoa Feliz

José Rodrigues Migueis
Capa: Fred Kradolfer
Edições Alfa
Lisboa, 1932

“Não voltei mais a casa.
Não me lembro de mais nada, senão disto: alguns dias depois fui preso numa estrada, semi-nu, esfomeado, sem opor resistência.
O resto, já o doutor sabe.
Não me pergunte mais nada, foi exactamente assim que tudo se passou – nem podia ser de outra maneira, embora eu próprio duvide algumas vezes e o senhor possa julgar que eu não passo de um pobre alucinado”.

2 comentários:

Anónimo disse...

A capa é de Fred Kradolfer!

Sammy, o paquete disse...

Caro anónimo.
Muito obrigado pela sua observação.
É bom ter viajantes atentos às omissões, e não só! que por aqui acontecem.
Se bem que a 1ª edição de "Páscoa Feliz" não mencione a autoria da capa, eu deveria ter arranjado um expediente qualquer para que isso se desse a ler. E mais não era necessário do que citar o próprio José Rodrigues Migueis na 2ª edição de "Páscoa Feliz" (Estudios Cor", Setembro 1958):
"Até que um próspero sindicato operário condescendeu em editá-la: na Páscoa de 1932, com uma ortografia atrabiliária, impressa em mau papel, e com o único chamariz da capa de Fred Kradolfer. Não se fizeram anúncios, não houve rádio-propaganda, nem dei entrevistas aos jornais."
Um abraço