domingo, 9 de julho de 2023

... E SERÁS RECORDADO COMO MERECES!

Aproveito os calores que vão fazendo, nos vão desfazendo, para ir fazendo a poda da jornalada que vou guardando, com boas ideias certamente, mas depois não lembro quais.

Guardei isto para quê?

Aníbal Cavaco Silva, com algum atraso e pedidos de desculpa, escreveu um longo artigo político-filosófico, dando os parabéns a António Costa pela maioria absoluta, recordando também as suas maiorias absolutas, as reformas que promoveu nesses governos e esperando  que o novo executivo faça ainda melhor.

Pedro Garcias, cronista do suplemento Fugas do Público, leu o artigo de Cavaco e apeteceu-lhe recortar:

«Eu li o artigo de Cavaco no computador e, graças a Deus, não senti nada. Apreciei, sobretudo, aquela passagem em que o ex-Presidente da República falou dos jornalistas. “O senhor Primeiro-Ministro sabe que nunca tive jeito ou apetência para a arte de sedução dos jornalistas e que, ainda hoje, muitos deles não gostam de mim, o que nada me incomoda. Esta é uma área em que V. Exa. é, e continuará a ser, muito melhor do que eu”. Aqui, o ex-Presidente da República foi chorinhas mas modesto. Os jornalistas do seu tempo (eu acompanhei-o em algumas visitas a Trás-os-Montes) lembram-se bem de como Cavaco era um querido, mesmo com quem não tinha o famoso “cartão laranja”. E os seus seguranças também eram uns fofos, até bolos nos davam. Cavaco nem devia perder tempo com estes lamentos. Presumo que a mulher o tenha avisado:

- Ó Aníbal, não escrevas essas coisas. Deus é grande e justo e um dia serás recordado como mereces.»

Sem comentários: