100 Restaurantes/100
Vinhos
José Quitério
Expresso, Lisboa, 1998
A lista de 100 restaurantes que de seguida o EXPRESSO oferece aos seus leitores é a actualização de outra editada e distribuída juntamente com o jornal de 11 de Novembro de 1995. Dos então selecionados saíram 25, entrando naturalmente outros tantos. A ficha técnica de todos os agora mencionados reporta-se a Dezembro de 1997.
Convém recordar alguns avisos à navegação gastronómica. Esta nnão, uma escolha fundamentada dos melhores, mesmo tendo em conta a subjectividade inerente. Outros haverá – num país com mais de quarenta mil restaurantes e similares – que ficam de fora por ainda não se conhecerem, outros que beneficiaram da proximidade, outros que foram vítimas da distância, no sentido em que a possibilidade de visitas mais frequentes garante maior fundamentação aos juízes de valor.
Por outro lado, este é um sector altamente instável. Mudam-se proprietários, transferem-se cozinheiros, extinguem-se subitamente casas (muitas vezes por obra de quem nunca as devia ter aberto), adormecem ou degradam-se outras, modificam-se os estilos em prol de modismos duvidosos. Numa área em que o vector fundamental é uma arte que se consome imediatamente e se extingue após o acto da criação, captar tais efemeridades e inconstância, valorá-las e, ponto fulcral, manter essa classificação actualizada, é tarefa habitualmente só al alcance de uma equipa, obviamente competente, em dedicação exclusiva.
Cumpri este trabalho sozinho e assumo a respectiva responsabilidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário