terça-feira, 3 de setembro de 2024

OLHAR AS CAPAS


Expiação

Ian McEwan

Tradução: Maria do Carmo Figueira

Capa: Armando Lopes

Gradiva, Lisboa, Agosto de 2021

Tenho estado à janela, a sentir ondas de cansaço a varrerem a força que resta no meu corpo. O chão parece oscilar por baixo dos meus pés. Tenho estado a ver a primeira luz do dia revelar o parque e as pontes sobre o lago desaparecido. E estreita rampa pela qual levaram Robbie para o vazio. Agrada-me pensar que não é um acto de fraqueza, nem uma fuga, mas uma última prova de bondade, uma afirmação contra o esquecimento e o desespero, deixar que os meus amantes vivam e uni-los no fim. Dei-lhes a felicidade. Mas não fui prestável ao ponto de permitir que me perdoassem. Se conseguisse pô-los na minha festa de anos… Robbie e Cecília, ainda vivos, ainda apaixonados, lado a lado na biblioteca, a sorrirem com As Provações de Arabella. Não é possível.

Mas agora tenho de dormir.

Sem comentários: