sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A PONTE SOBRE O TEJO



A imagem mostra o Ministro das Obras Públicas Arantes e Oliveira a entregar a Salazar uma cópia especial do contrato de construção, encerrada em caixa artisticamente trabalhada.
A propaganda do regime escrevia:
“O largo alcance social e os vastos benefícios económicos resultantes da construção de obra de tanto interesse viviam de há muito no espírito de todos os portugueses. Dezenas de anos passaram, contudo, desde que a ideia da sua construção tomou vulto com a apresentação do primeiro projecto.
Finalmente, mercê da segurança com que a Nação vem trilhando a senda do progresso e o caminho da sua valorização económica, foi possível, mesmo preocupados e assoberbados com problemas graves que outros povos sem razão nem justiça nos criam, lançar mão de tão grande empreendimento, o que bem demonstra que continuamos a trabalhar em ordem e na paz.


O contrato assinado para a construção da ponte, destinada ao tráfego rodoviário, é no montante de 1 764 190 contos.
A ponte está, porém em condições de ser adaptada, no futuro, ao tráfego ferroviário, com via dupla. Esses trabalhos custarão 700 000 contos o que levará o custo para 2 464 190 contos.
Trabalharão na ponte 2 000 operários, além dos que serão utilizados na construção dos acessos rodoviários e nos estaleiros.
Virão para Portugal 80 000 toneladas de materiais, constituindo a maior encomenda feita nos Estados Unidos.
Com  a observação constante dos materiais  utilizados serão dispendidos 10 000 contos.”

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