sexta-feira, 29 de maio de 2015

OS IDOS DE MAIO DE 1975


29 de Maio de 1975

A EXEMPLO do que aconteceu em Coimbra, forças do COPCON realizaram uma vasta operação na região de Lisboa, ocupando sedes do M.R.P.P. Idênticas operações tiveram lugar em outros pontos do país.
Foi apreendido diverso material, armas e os detidos, cerca de 400, foram conduzidos para o Forte de Caxias e para Pinheiro da Cruz.
A operação segue-se a manifestações do MRPP para exigir o saneamento e a prisão de Jaime Neves e Salgueiro Maia por terem a informação que estes oficiais estavam implicados num golpe de direita.
O COPCON, também, teria sido informado que o MRPP preparava assaltos a arrecadações militares para obter armas e outros materiais.


OS REDACTORES do República fazem sair o 1º número do Jornal do Caso República. Não se conhece a periodicidade da publicação que é propriedade de Gustavo Soromenho e tem como director Raúl Rego.

MILHARES de pessoas saíram á rua ontem, em todo o país, para apoiarem o Conselho da Revolução. As manifestações foram convocadas pelo PCP e a elas aderiram o MDP/CDE e a FSP e não contou com o apoio e do PS.
O processo revolucionário em curso não é propriedade de nenhum partido político, nem sequer do MFA. O processo revolucionário terá de ser principalmente obra das massas populares e não se poderá compadecer com políticas partidárias que não sobreponham o interesse nacional ao interesse dos partidos, disse Vasco Lourenço aos manifestantes, ladeado por Costa Gomes, Otelo e Carlos Fabião.

SAÍU para as bancas o semanário Tempo tendo Nuno Rocha como director.

Fontes:
- Acervo pessoal;
Os Dias Loucos do PREC de Adelino Gomes e José Pedro Castanheira.

Sem comentários: