sexta-feira, 5 de agosto de 2016

ADEUS, MARIANNE


No dia 28 de Julho, com 81 anos, morreu Marianne Ihlen.

Foi companheira de Leonard Cohen, musa inspiradora de poemas e canções, sendo a mais conhecida So Long Marianne.

Ainda ouviu as palavras de despedida que Cohen lhe enviou:

Chegámos a um tempo em que somos tão velhos que os nossos corpos se desfazem; penso que serei o próximo, dentro em pouco. Quero que saibas que estou tão próximo de ti que, se estenderes a mão, talvez possas tocar a minha. Sabes que sempre amei a tua beleza e sabedoria, mas não preciso de discorrer sobre isso porque já sabes de tudo perfeitamente. Quero apenas desejar-te boa viagem. Adeus, velha amiga. Todo o amor, encontramo-nos no caminho.

Para So Long Marianne, utilizámos a tradução de José Alfredo Marques:

Vem junto da janela, meu amor
Gostava de tentar ler a palma da tua mão.
Eu costumava pensar que era uma espécie de cigano
antes de deixar que me trouxessem para casa.
Oh, adeus Marianne!
É tempo de começarmos de novo a rir e a chorar.
A chorar e a rir de tudo isso novamente!

Bem, tu sabes que eu gosto de viver contigo!
Mas, fazes-me esquecer tanta coisa!
Esqueço-me de rezar pelo anjo,
E então os anjos esquecem-se de rezar por nós.

Encontrámo-nos quando éramos quase novos,
no fundo do parque verde e lilás.
Tu seguravas-me como se eu fosse um crucifixo,
Enquanto ajoelhávamos na escuridão.

Todas as tuas cartas dizem que agora estás ao meu lado.
Então porque me sinto tão só?
Estou à beira de um abismo,
e a tua fina teia de aranha
prende o meu tornozelo a uma pedra.

Por agora necessito o teu amor oculto.
Estou gelado como uma lâmina de barbear.
Abandonaste-me quando te disse que era curioso,
mas eu nunca disse que era corajosos!

Oh, tu és realmente uma dessas meninas bonitas!
Sei que partiste, e mudaste de nome outra vez,
precisamente quando eu escalava esta alta montanha
para lavar as minhas pálpebras na chuva.


Sem comentários: