quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O SUBTIL SALGADO


Este título encontra-se na 1ª página do Expresso de sábado e é uma chamada de atenção para a longa entrevista do banqueiro Ricardo Salgado, que é publicada no suplemento de Economia.

Contudo, no caderno principal do semanário, na sua habitual coluna, o jornalista Fernando Madrinha, escreve:


Não são necessários outros comentários.

Quanto à entrevista em si, pouco há a dizer, pois mais não é senão uma vã tentativa de salvar a face dos bancos, na crise profunda em que ajudaram a mergulhar o país.

Poderia falar-se da suspeita de crime de mercado em que José Maria Ricciardi, presidente do BES investimento e de Amílcar Morais Pires, administrador financeiro do BES, mas, são casos de polícia que seguem os habituais trâmites de investigação e que, como norma, deverão durar longos tempo, e Ricardo Salgado, face ao facto do BES, de novo, estar na mira da justiça, mostra-se tranquilo.

Quero apenas referir um pedacinho da entrevista do banqueiro Salgado.

O jornalista pergunta-lhe:

- Que personalidades marcaram o país nos últimos 40 anos?

O banqueiro responde:

- Não gostaria de referir políticos de destaque, não me cabe a mim fazer a história deste período, mas não poderemos deixar de referir Sá Carneiro, Mário Soares e Cavaco Silva.

Vinda de quem vem, a resposta, de modo algum surpreende, e apenas consegue deixar o traço do nível cultural do personagem que, dizem que é o homem mais poderoso de Portugal, ou até que é o dono disto tudo.

Ricardo Salgado consegue não citar o nome de Álvaro Cunhal.

Apenas destacar:

Pode ou não concordar-se com o perfil e as ideais de Cunhal, mas, de modo algum, se pode ser indiferente.

Isso apenas acontece a quem se coloca ao nível da sarjet ou que  da história apenas vê cifrões e gente de chapéu alto e charuto em riste.

No more!

Sem comentários: