sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

TIRAR PARTIDO DA CANÇÃO


Um dos cantores com o qual me cruzei muito, Richie Havens, tinha sempre uma rapariga giraça com ele a passar o chapéu e reparei que sempre se deu bem com isso. Ela chegou mesmo a passar dois chapéus. Se não se tivesse um truque qualquer, acabava-se como uma presença invisível, o que não era bom. Um par de vezes, fisguei uma rapariga que conhecia do café Wha?, uma empregada que era boa de ver. Íamos de sítio em sítio, eu tocava e ela dedicava-se à colecta, usava um pequeno boné esquisito, rímel preto carregado, blusa curta de renda – parecia quase nua da cintura para cima, por baixo de um casaco tipo capa. Dividia o dinheiro com ela mais tarde, mas era uma confusão passar a vida naquilo. Ainda assim, conseguia mais dinheiro com ela do que quando trabalhava por minha conta.
O que realmente me fazia sobressair naqueles tempos era o meu reportório. Mais formidável do que o do resto dos cantores de café, o meu género eram as canções folk «hard-core» acompanhadas por acordes estridentes e incessantes. Das duas uma, ou afastava o público ou o fazia aproximar para ver o que era aquilo. Não havia meio termo. Os melhores cantores e músicos paravam nestes sítios mas ninguém que se aproximasse em essência ao que eu andava a fazer. As canções folkeram a maneira como eu explorava o universo, eram imagens e as imagens valiam mais do que tudo o que eu pudesse dizer. Eu conhecia a substância interior da coisa. Podia facilmente relacionar as peças. Não tinha problema nenhum em despachar de uma só vez as canções «Columbus Stockade», «Pastures of Plenty», «Brother in Korea» e «If I lose, Let me Lose», como se fossem uma única longa canção. Grande parte dos outros artistas tentava promover-se em vez de destacar as canções mas isso não me interessava. Comigo tratava-se de tirar partido da canção.


Bob Dylan em Crónicas

Sem comentários: