quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

OLHAR AS CAPAS


Astrónomos Portugueses

Pedro Alvim
Capa: José Araújo
Editorial Caminho, Lisboa, Julho de 1978

Como quem acende o bico do esquentador, e abre a torneira do lavatório chamando a água quente – assim o começo das manhãs. O dia era sempre uma palavra de ordem, uma toalha molhada pelos olhos, um pente correndo os cabelos… O dia, primeiras horas logo, era o ambiente a modificar: eles sabiam das sílabas mal colocadas, das vogais que não riam um acento agudo, do til ondulado sem expressão de voo. Uma outra estrofe, um outro sentido. Esta, este:
«É verdade que, em toda a nossa história, houve sempre portugueses que, por espírito mesquinho de classe, estiveram de cócoras diante do estrangeiro, prontos a sacrificarem os interesses da Pátria a interesses não nacionais. Todos nós conhecemos os nomes de tais homens, e execrámo-los. Durante séculos e séculos, como bicho dentro da maçã, o partido castelhano corrompeu e desfibrou o País até o levar aos opróbrios de 1580; mais perto de nós, foram os integralistas (ora de imitação francesa, ora de figurino germanófilo e nazi) que se entregaram à mesma tarefa. Hoje, erguem-se vozes a cantar loas à Europa – não à Europa dos trabalhadores, claro, mas à Europa dos monopólios e das sociedades multinacionais. Ontem, houve quem servisse Castela contra a arraia miúda; hoje há quem deseje colocar as classes laborais portuguesas na situação de fogueiras da fornalha da Europa capitalista…» (1)
Interrogavam-se:
«Alguém um dia falará assim?»
Respondiam:
«Certamente que sim!»
«E se vier a traição e calar estas palavras…?»
Como quem acende o bico do esquentador, e abre a torneira do lavatório chamando a água quente – assim a circulação das palavras certas no começo das manhãs invertas.


(     (1) -Vasco Gonçalves, «Discurso de Almada», Agosto/75

Sem comentários: