quinta-feira, 26 de março de 2015

OS IDOS DE MARÇO DE 1975


26 de Março de 1975

POSSE do IV Governo Provisório chefiado por Vasco Gonçalves e composto por personalidades do PS, PSD, PPD, PCP, MDP/CE, bem como personalidades independentes, algumas oriundas da esquerda.
No discurso de tomada de posse, Vasco Gonçalves realça que a diminuição da actividade económica vai orientar-se essencialmente na política de consolidação da política anti-monopolista do programa do MFA e na defesa das classes mais desfavorecidas. Esta política foi iniciada com a nacionalização da Banca e dos Seguros e com intervenção decidida em algumas empresas-chave de vários sectores da actividade económica.
Para a consecução desta finalidade é necessário pôr a funcionar uma nova economia que conduza a uma verdadeira democracia política, económica e social.
A crise que atravessamos será vencida na medida em que consolidarmos as conquistas já feitas num sistema económico mais avançado.
Como intenção do governo figura, entre muitas outras, o desencadear do processo da Reforma Agrária.

OS ACORDOS de Alvor são diariamente violados e multiplicam-se confrontos entre os movimentos de libertação que são parte do Governo Provisório de Angola.

Fontes:
- Acervo pessoal;
Os Dias Loucos do PREC de Adelino Gomes e José Pedro Castanheira.

Sem comentários: