quinta-feira, 29 de setembro de 2016

V.S.T. & ETC


Setembro, o doce Setembro aproxima-se do seu fim.

Mais de uma vez ficou dito por aqui, que ligamos pouco a efemérides.

Às vezes, acontece uma lembrança no próprio dia, mas o comum é falar do que, de quem, quando nos vem à lembrança, e não quando há data redonda, ou lá o que seja, a assinalar.

Claro que no dia 21 se cumpriu um ano sem Vitor Silva Tavares.

Mas fugiu-se à tristeza do lembrar.

Mas hoje, que Setembro está no fim, cuidei que ficava bem esta historieta que o Vitor Silva Tavares contou numa das suas escassas entrevistas:

 Sabe qual é o poema surrealista mais bonito de sempre? Foi escrito por um miúdo de 5 anos numa escola onde fui fazer uma sessão de poesia e diz assim: «eu gosto muito do sol, porque ele é tão azulito, tão azulito como um moranguito.

Ainda:

Com o falecimento de Vitor Silva Tavares, em Setembro de 2015, os sócios da &etc Edições Culturais do Subterrâneo decidiram encerrar a editora, criada em 1974 nas vésperas do 25 de Abril, já que, embora tenha sido um projecto onde colaboraram inúmeros autores, tradutores, artistas e gráficos, a &etc nunca deixou de ser indissociável do seu principal fundador e editor.

Encerradas as actividades editoriais, os fundos da &etc passam a partir de agora a ser vendidos e distribuídos exclusivamente pela Livraria e Editora Letra Livre, que irá manter os preços de catálogo. Desta forma, os livros da mais emblemática editora independente portuguesa continuarão acessíveis aos leitores até esgotarem.

Maio de 2016

Livraria & etc; Editora Letra Livre

Já agora:

Fica aí um Recado para um livro do Roger Vailland, traduzido, prefaciado e editado pelo Vitor Silva Tavares.

O livro está esgotadíssimo mas pode ser que, por um golpe de sorte, o encontrem num qualquer alfarrabista.

Legenda: Fotografia tirada de & etc Uma Editora no Subterrâneo.

Sem comentários: