domingo, 24 de abril de 2016

À MEMÓRIA DE PAUL VAILLANT-COUTURIER


Moro no bairro de La Chapelle
E o jornal da minha célula tem por título
Os Amigos da Rua falam-vos
Não é vendido mas distrubuído
Pois que nos cussta apenas um bocado de tempo

E o meu coração está com os Amigos da Rua
Que me falam e me dão coragem
Para ser um homem da rua
Múltiplo pela amizade e o desejo
De estramos juntos para sermos fortes

Na minha rua têm todos cuidados semelhantes
E as mesmas esperanças em desgraça menor
Mesmo amores também meu coração com eles
Meu coração inteiro em seus corações sãos
Bem o sei é por eles que falo

E eles falam por mim mesmas nossas palavras
Nossa rua conduz a outras ruas e homens
A outros tempos e ao tempo que foi teu
Paul Vaillant-Couturier que foste igual a nós
E que por nós juravas como por ti juramos

Que um dia a vida virá a ser melhor.

Paul Éluard em Poemas Políticos

Sem comentários: