sábado, 11 de junho de 2011

JANELA DO DIA



1.
As previsões do Fundo Monetário Internacional mostram que durante 2011 e, pelo menos até 2016, os salários dos portugueses vão cair em termos reais.

O FMI prevê uma pesada factura para os trabalhadores.

No dia 5 de Junho alguém se esqueceu destas pequenos detalhes…

2.
Segundo o “Jornal de Notícias” há hoje em Portugal 220 mil agricultores que recebem subsídios da União Europeia para não produzir.

3.
Na noite das eleições José Sócrates assumiu a derrota e disse:

 “Regresso à condição de militante de base. Deixarei a primeira linha da actividade política e não pretendo ocupar qualquer cargo político.”

Sabe-se agora que, durante o próximo ano, irá para Paris estudar Filosofia.

Alguém que, enquanto Primeiro-Ministro, tratou a cultura a pontapé, vai filosofar para Paris…

Séneca deixou escrito:

“Um anão no cimo de uma montanha, nem por isso é maior.”

4.
Prossegue o julgamento que os sobrinhos do pide Silva Pais moveram contra responsáveis do teatro D. Maria II, por difamação e ofensas à memória do director da sinistra polícia política.

Depoimento de José Manuel Tengarrinha:

“O último director da PIDE, Silva Pais, cuja memória está a ser evocada no julgamento da peça "A filha rebelde", não tem bom nome que possa ser defendido em tribunal. Ele pode ser sido uma boa pessoa em família, mas a sua atitude pública, o seu comportamento foi altamente condenável como principal responsável da repressão do Estado Novo.

Em tribunal defende-se o bom nome de uma pessoa que tem bom nome. Ele não tem bom nome, é preciso separar as águas: por um lado a afeição familiar dos sobrinhos de Silva Pais e por outro o comportamento cruel, opressivo e repressivo do antigo director da PIDE.

É confundir as duas coisas. Ele não tem bom nome. Eu estive várias vezes preso quando ele foi director e sei bem o que passei e qual era a opinião dele sobre os presos políticos e como deviam ser "apertados" para denunciar"

Legenda: Títulos do “Diário de Notícias” de 6 e 8 de Junho.

Sem comentários: