domingo, 20 de setembro de 2020

ANTOLOGIA DO CAIS


Para assinalar os 10 anos do CAIS DO OLHAR, os fins-de-semana estão guardados para lembrar alguns textos que por aqui foram sendo publicados.

 LAURA VEIRS CANTA JOSÉ SARAMAGO

Uma pequena contribuição e, sobretudo, uma sincera homenagem ao trabalho que “Sammy, o Paquete” tem vindo a desenvolver neste “blogue” em prol da Cultura Portuguesa. Eu, que faço questão de ler tudo de fio a pavio, ainda estou muito atrasado, mas hei-de recuperar… É que só abro o computador no emprego e não tenho o direito de roubar muitas horas ao Patrão!
Uma vedeta da “Modern Folk” norte-americana a cantar um autor português não deverá ser coisa nada habitual. Aconteceu com esta jovem bióloga do Colorado e com o tema “Don’t Lose Yourself”, que faz parte do seu quinto ou sexto disco a solo, este “Saltbreakers” (2007) que aqui vos mostro.
A rapariga contou, algures, que leu o “Ensaio Sobre a Cegueira” (“Blindness”, na tradução americana) e ficou de tal modo maravilhada, que assim que fechou o livro pediu autorização ao autor para utilizar algumas frases soltas do mesmo e botou cá para fora essa canção, em homenagem e “inspired by José Saramago”. E a Pilar que se acautelasse…
Fosse eu “Sammy” e esse artigo, que li numa dessas revistas estrangeiras de música, estaria agora recortadinho, arquivado no sítio próprio e pronto para ser aqui mostrado a esta Comunidade de Leitores. Mas como não sou, entrou-me por um olho e saiu pelo outro. Na altura achei graça mas, agora, já pouco me lembro do que li…
Quanto à genealogia desta música, essa é que não suscita dúvidas a ninguém: a inspiração vem direitinha da Suzanne Vega, a qual, por sua vez, a roubou à muito injustamente desconhecida Christine Lavin.

Um abraço à Comunidade e Boas Férias!


Colaboração de Luis Miguel Mira

Sem comentários: