quinta-feira, 10 de março de 2022

PORRA!!!

Na Ucrânia assiste-se a um morticínio terrível e queremos que algo, de muito mau mesmo, aconteça ao filho da mãe do Putin, mas nem Deus, no seu infinito silêncio, ajuda quem nele acredita.

Agora temos que levar com toda essa gajada, que chafurda nas redes sociais, a exigir que coloquemos de lado a cultura russa.

Por outro lado, vamos lendo que governos europeus cancelam concertos de compositores russos, a soprano russa Anna Netrebko, que deveria actuar no MET de Nova Iorque em Abril, já não o poderá fazer, a Royal Opera House de Londres cancelou a temporada de Verão do Bolshoi Ballet, o Festival de Música da Primavera, que se realiza todos os anos em Lucerna, cancelou a presença de todos os artistas russos.

Vão-nos proibir de ler Dostoievsky, Maximo Gorki, Tolstoi, de ouvir Rachmaninov, Chostakovich, as Danças Guerreiras do Príncipe Igor, Mussorgsky, olhar os quadros de  Kandinsky, os filmes de Eisenstein?

Terei que dizer aos meus netos que a acompananhar os panados  já não lhes posso dar  Salada Russa?

Porra, mesmo!

Dizia Stravinsky – outro russo – que «a arte postula a comunhão, sendo para o artista imperioso partilhar com outros a alegria que ele próprio experimenta.»

Sem comentários: