segunda-feira, 7 de março de 2022

OLHAR AS CAPAS


Todos os Livros, Diz Ele

José Antunes Ribeiro

Capa: César Fidalgo

Ulmeiro, Lisboa, Agosto de 1999

Quem vai entender tudo do tempo? As constelações acastelam-se nos ares e zás, a queda estará mais próxima. O granizo ficou a reluzir metalicamente ao longo da auto-estrada e nem deste pela violência do embate. Andas sempre distraído, meu velho.

 

Colaboração de Aida Santos

3 comentários:

Seve disse...

Não conhecia mesmo nada (zero) deste livro com um título tão apelativo.

Aida disse...

O José Ribeiro é um querido amigo, um homem de uma cultura muito acima da média. Criou a Editora Ulmeiro e era proprietário da Livraria/Alfarrabista Ler, na Avenida do Uruguai em Benfica. A especulação imobiliária, que devido a um pornográfico aumento da renda, levou ao fecho da Livraria. Marcelo Caetano ainda lá foi, o Presidente da Câmara também, a livraria fazia parte das Lojas Com História, mas nada demoveu o senhorio. Durante muitos anos, enquanto trabalhadora da Junta de Benfica, trabalhei com ele nas iniciativas que a Ulmeiro ia fazendo no Auditório Carlos Paredes.
Na última visita que fiz à Livraria, pesaroso o Zé Ribeiro, disse-me:
- Vê lá tu: tenho a porta aberta há 47 anos, e só agora algumas pessoas do bairro é que descobriram que aqui existe uma Livraria.

Seve disse...

Eu fui lá algumas vezes e circulava sempre muito à vontade naquele belo mundo cheio de livros e o senhor, que suponho seria o Sr.José Ribeiro, era sempre muito simpático e parecia saber onde estava cada título naqueles milhares de livros que me pareciam perfeitamente arrumados sem qualquer organização. Ainda lá comprei alguns livros, lembro-me de um que há muito procurava (OS NÁUFRAGOS DO AUTOCARRO de John Steinbeck, com a fabulosa e inesquecível personagem que era o "Borbulhas").