quinta-feira, 24 de março de 2022

FAZEI COM QUE HAJA LIVROS SEM FIM!

Há livros que nunca acabei, assim de repente, lembro dois: Ulisses e Em Busca do Tempo Perdido.

Mas não me recordo de levar tanto tempo a ler um livro, e não pela quantidade de páginas, 480.

Falo-vos de Para Quê Tudo Isto?, biografia de Manuel António Pina, escrita por Álvaro Magalhães.

Comecei a lê-lo no dia 2 de Fevereiro, acabei-o há pouco.

Ficou todo pintado de sublinhados e comentários.

Há algum tempo tratei de avisar os meus netos que quando pensarem em vender os meus livros para comprar gomas, chiclets e outras coisas mais, não terão sorte nenhuma porque os meus livros não estão, como querem os alfarrabistas, «em bom estado de conservação, não têm o miolo limpo, as lombadas mostram sinais de quebras».

Acontece que os meus livros foram abertos, foram lidos, quase nenhum ficou «como novo».

Andei a saborear as páginas.

 Quando o Álvaro Magalhães refere um poema do Pina, fui aos livros de poemas, reli o poema e debrucei-me para outros. O mesmo com as entrevistas do Pina que são citadas, e fui até Dito em Voz Alta que contém algumas dessas entrevistas e por ali fiquei a perder/ganhar tempo.

Nesta manhã cinzenta de uma Primavera a atirar para o parvo, estou «chateado» por ter acabado de ler a biografia do Pina.

Queria que ela fosse interminável.

Sem comentários: