quarta-feira, 23 de março de 2022

DOS REBOTALHOS E COISAS ASSIM...


A pandemia, a Guerra na Ucrânia, a fria e chuvosa chegada da Primavera, o verificar que, em menos de uma semana, o brutal aumento de preços no supermercado que já preanunciam os dias mais terríveis que vão chegar.

1.

O primeiro-ministro considera que hoje é um dia histórico, assinalando que a democracia nascida em 25 de Abril de 1974 ultrapassa em um dia a longevidade da ditadura resultante do golpe de 28 de maio de 1926.

«Hoje é um dia histórico. Hoje a liberdade ultrapassa os 17.499 dias da ditadura: 17.500 dias em Liberdade»

2.

As autoridades portuguesas só conseguiram congelar uma conta bancária de oligarcas russos onde encontraram 242 euros. Também parecem desconhecer os apartamentos, os carros, as quintas, as mansões, os iates, os jactos privados dos ditos oligarcas. De todas sa raças e credo, que ainda se passeiam pela Avenida da Liberdade.

Ao que parece, para acederem aos vistos gold, utilizaram cidadanias compradas em paraísos tropicais e em países obscuros.

Não parecem ser russos, mas se quiserem ver oligarcas gold de outros países, onde o povo passa fome e necessidades básicas, percam um bocadinho tempo nos andares no El Corte Inglês, especial incidência no supermercado.

3.

«A invasão da Ucrânia não resulta de um delírio de Putin. É função de um projeto que ele explicou claramente: restabelecer fronteiras do império czarista e corrigir o alegado erro da URSS na independência da Ucrânia. Confiante na superioridade militar e menosprezando um povo soberano que não reconhece, é evidente que Putin se enterrou numa guerra que só pode perder. Nenhum dos seus objetivos pode ser alcançado, e sairá disto numa posição enfraquecida. Em todo o caso, não foi a loucura que o determinou, mas sim um cálculo errado, que dá a vitória aos Estados Unidos. É pior do que a loucura irracional, é a vontade da guerra e da ocupação que conduz as tropas russas. Esta guerra é uma escolha, não é uma alucinação. É pior e faz do mundo um lugar mais perigoso.»

Francisco Louça

4.

A Procuradoria-Geral da República confirmou que vai interpor recurso da decisão do Tribunal Central de Instrução Criminal que levantou a medida de coação de apresentação quinzenal ao arguido de Mário Machado

Mário Machado, com ligações a diversas organizações de extrema-direita, é atualmente arguido num processo de incitamento à violência e ao racismo.

 anunciou que iria, juntamente com outras vinte pessoas, deslocar-se até à Ucrânia para combater.

Alguém na Ucrânia já declarou: «não queremos este tipo de pessoas entre nós.»

5.

O Vice-Primeiro ministro da Polónoa culpa Angela Merkel e a União europeia pelo «poder» de Vladimir Putin.

6. 

A ministra da Agricultura disse ontem que o Governo rejeita falhas no abastecimento alimentar.

Será que os ministros, os secretários de estado, frequentam mercearias e supermercados?

7.

Uma análise feita pelo semanário Expresso a 500 ofertas de Centros de Empregos mostrou que baixos salários e contratos a termo são a regra das ofertas de emprego.


Legenda: pintura de Mihai Criste

Sem comentários: