terça-feira, 28 de novembro de 2017

UMA MÁQUINA EFICIENTE DE PENSAR


Carta, longa carta, datada de 14 de Janeiro de 1962, sem indicação do local onde foi escrita.

Mário-Henrique está algures, «há duas noites que não me deito, tentando colaborar objectivamente numa melhor organização desta “brincadeira” que vai custando o pêlo a alguns. Trabalho surdo. Aliás, como te disse, sou uma máquina eficiente de pensar e organizar quando é preciso, e mais nada.»

Diz ainda à querida Maruska: «… na 3ª feira passada foram à minha procura a casa de minha mãe. Sabes bem, claro. Assim estou à espera de ver o que acontece, ou que não acontece. Digo-te isto, não para te assustar, mas para me justificar do meu desaparecimento, que tem uma das razões nesse facto, Mas tudo passa, querida, nestas anedotas nacionais da política…»

O coração de Isabel balança, debatendo-se entre Terence, um irlandês-amor-antigo e a mansa loucura de Mário-Henrique:

…sabes que dou toda a liberdade às pessoas: podes ter os montes de amigos que quiseres, podes fazer toda a tua vida com inteira liberdade, mas o que não podes, segundo a minha ética particular e talvez antiquada, é quereres casar comigo e confessares que gostas também de outro venerável cavalheiro e que não sabes como te hás-de libertar disso. Não é só um amigo, é bastante mais do que isso e tu sabe-lo. Que dirias tu se eu declarasse com ar de problema insolúvel, que ainda aceitava a  minha mulher se ela voltasse a aparecer aqui, ou que tinha aí uma senhora de quem não conseguia libertar-me? Claro, e tinhas toda a razão, mandavas-me esperar pela querida esposa ou ir ter com a tal senhora… e estavas no teu direito de pessoa que não queria servir para os intervalos. Assim é comigo, querida.
Sabes que quero, que desejo profundamente casar contigo e ter-te para sempre ao meu lado, colaborando comigo em tudo desde a vida diária ao amor ( que também é vida diária), mas também sabes – ou deves saber – que sou um animal danadamente consciente dos deveres e dos direitos que entendo têm que ser os meus adentro da minha forma sócio-política de pensar. Estimada legista, dou liberdade e peço obrigações aos outros, tal como quero que façam comigo.

Cartas na mesa e vai-se percebendo que, aos poucos, a querida e sorridente Maruska, se inclinará para o tal irlandês.

Ao Mário-Henrique restará a amargura e suspeitar que «actualmente ninguém pode amar-me.»

Sem comentários: