segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

JANELA DO DIA


1.

A administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo ainda não pagou os salários do mês de Dezembro e admite desconhecer quando fará as transferências, tendo em conta a total incapacidade para obter fundos.


2.

A família Soares dos Santos, que detém a maior participação na Jerónimo Martins vendeu os seus 56% do capital à subsidiária do grupo na Holanda.

Na base da mudança está uma manobra de gestão que visa fugir a uma dupla tributação com a entrada na Colômbia - onde a dona do Pingo Doce quer investir 400 milhões de euros até 2014 - mas também a antecipação de eventuais mudanças na lei portuguesa que possam penalizar ainda mais as SGPS.

É por estas e por outras que dizem que se o país está como está aos trabalhadores se deve.

 3.

Até Novembro de 2011, o número de empresas envolvidas em despedimentos colectivos já ultrapassou o de 2010 e o número de trabalhadores despedidos ronda o total de afastados em todo o ano passado. Esta é a conclusão que se extrai dos números divulgados recentemente pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho .
Nos primeiros 11 meses de 2011, houve 699 empresas que recorreram ao despedimento colectivo para afastar trabalhadores, o que corresponde a mais 53,4% do que os valores verificados no mesmo período de 2010. Essa subida reflectiu-se igualmente no número de trabalhadores envolvidos. De Janeiro a Novembro de 2011, foram despedidos 6917 trabalhadores, ou seja, mais 6,6% do que o contabilizado no mesmo período de 2010.

Em Novembro passado, os serviços de emprego receberam a inscrição de mais 68 mil desempregados.

4.

Os empresários da restauração vão suportar parte da subida de custos causada pelo aumento de impostos para evitar perder mais clientes, disse à Lusa o presidente da respectiva associação patronal.

5
.
O Diário de Notícias, a partir do dia 1 de Janeiro, aferiu ao Novo Acordo Ortográfico.
Ferreira Fernandes, na véspera, escrevia na sua habitual coluna diária:                  

Este é o último ano em que vou ser optimista aqui. Para o ano adiro ao acordo ortográfico e passarei a otimista.

Sem comentários: