Embarcações Regionais
da Tradição Portuguesa
Telmo
Gomes
Edições
Inapa, Lisboa, Fevereiro de 1997
Há
a algum tempo que não visitamos O Outro Lado das Estantes.
Lindíssimo
álbum, 33x25 cm, na Biblioteca da Casa está presente no Outro Lado das
Estantes.
Algumas
das embarcações regionais apresentadas no álbum:
Barquinho
do Rio Minho
Barco
Rabelo
Lancha
Poveira
Barco
moliceiro
Traineira
de Peniche
Fragata
do Tejo
Muleta
do Seixal
Saveiro
Meia-Lua da Costa da Caparica
Este
álbum, em português e inglês, foi patrocinado pela Soponata, Sociedade
Portuguesa de Navios Tanques, SA foi uma empresa de navegação portuguesa.
«Foi fundada a 13
de junho de 1947 como uma sociedade por quotas de
responsabilidade limitada, com um capital social de 90.000.000 de escudos,
repartido pelas 3 principais companhias de navegação e as 5 principais empresas
petrolíferas em operação no país, à época.
Na década de 1950 com
o crescimento económico do país, a par do encerramento do Canal do Suez por Nasser em
1956, a Soponata adquiriu um conjunto de navios novos, que pelos padrões da
época eram verdadeiros gigantes, tais como o "Fogo" (27.000 dwt) e o
"Hermínios" (40.000 dwt). Este último foi o primeiro navio-tanque construído
pela Kawasaki a ser vendido a uma empresa de navegação europeia
em 1960.
Depois de 1974 a
Soponata foi nacionalizada. Com a privatização em 1993, retornou às mãos
do seu antigo accionista principal, o Grupo José de Mello, que havia
participado na sua fundação através das suas participações na Companhia
Nacional de Navegação (CNN) e na Sociedade Geral de Indústria
Comércio e Transportes, Lda.
A 26 de março de 2004 a
Soponata foi vendida à empresa estadunidense General Maritime por 415 milhões
de dólares. A venda foi assinada por José de Mello que semanas antes tinha sido
um dos subscritores do "Manifesto dos 40" em que empresários alertavam
o governo para a absoluta necessidade de Portugal conservar os seus centros de
decisão em mãos nacionais»
Elementos tirados da Wikipédia
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